Simples residência com terraço / Pencil Office

© Kevin Scott, Darren Soh, Erik L’Heureux

Simples residência com terraço / Pencil Office - Mais Imagens+ 23

  • Engenharia Estrutural: YR2000 Engineering Consultants
  • Construtora: OTOL Construction & Engineering Pte Ltd
  • Autor: Erik G. L’Heureux AIA, LEED AP BD+C
  • Arquiteto De Registro: AKDA Architects
  • País: Singapura
Mais informaçõesMenos informações
© Kevin Scott, Darren Soh, Erik L’Heureux

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência está localizada no bairro de Windsor Park em Singapura e é composta por dois volumes de concreto armado contendo os dormitórios privativos e o terraço no ático. Uma tela de alumínio contínua envolve esses volumes, mitigando o intenso ganho solar do clima tropical, enquanto permite a entrada da luz solar.

Corte
© Kevin Scott, Darren Soh, Erik L’Heureux

Entre estes dois volumes está um pátio ao ar livre que bifurca a casa, conectando o ar exterior através do terraço, descendo através do nível do dormitório para as áreas de estar e jantar no piso térreo. O pátio atua como um ventilador térmico para a residência minimizando o uso do ar condicionado nos espaços de convivência. No nível do solo, o pátio opera com base na estratificação térmica, fazendo com que o ar frio seja absorvido, permitindo o ar-condicionado apenas quando necessário, enquanto o ar quente sobe pelo pátio.

© Kevin Scott, Darren Soh, Erik L’Heureux

A ventilação cruzada total, juntamente com a velocidade do ar elevada dos ventiladores, garante que o ar condicionado seja usado somente nos dias mais quentes. Como o pátio está sempre aberto, brisas leves e sons da reserva natural nas proximidades entram no centro da arquitetura, melhorando a qualidade geral do ar interior.

© Kevin Scott, Darren Soh, Erik L’Heureux

A residência está localizada em um terreno no meio da quadra exigindo que a arquitetura se inverta por meio de uma série de claraboias e janelas de ventilação no terraço. Pequenos volumes afunilados acima da escada e do banheiro principal operam em uma capacidade semelhante a do pátio, permitindo que o ar quente saia, trazendo a luz natural para o que normalmente seriam as áreas mais escuras da casa.

© Kevin Scott, Darren Soh, Erik L’Heureux
Plantas
© Kevin Scott, Darren Soh, Erik L’Heureux

Composta por uma paleta reduzida de materiais em concreto aparente contrastando com carvalho branco, a residência trabalha com a redução como conceito arquitetônico - redução de materiais, tons e complexidade volumétrica para amplificar a presença de luz, ventilação e conforto térmico em um projeto ideal para o clima quente e úmido no qual está inserido.

© Kevin Scott, Darren Soh, Erik L’Heureux

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Singapura

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Simples residência com terraço / Pencil Office" [A Simple Terrace House / Pencil Office] 06 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913276/simples-residencia-com-terraco-pencil-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.