Casa do Lago / Küster Brizola Arquitetos

Casa do Lago / Küster Brizola Arquitetos - Madeira, Viga, JardimCasa do Lago / Küster Brizola Arquitetos - Tijolo, Mesa, Fachada, Banco, Viga, Janela, PátioCasa do Lago / Küster Brizola Arquitetos - Tijolo, FachadaCasa do Lago / Küster Brizola Arquitetos - VigaCasa do Lago / Küster Brizola Arquitetos - Mais Imagens+ 27

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Eduardo Macarios
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hangar 43, Valentin Móveis
  • Arquiteto Responsáveis: Arthur Brizola
  • Equipe De Projeto: Franco Luiz Faust, Gabriel Zem Schneider, João Gabriel Küster Cordeiro, Lucas Aguillera e Shinyashiki, Thiago Augustus
  • Colaboradores: Victor Duarte Vilela, Edison Massei
  • Mobiliário : Hangar 43
  • Construtor: Everson Divino de Oliveira
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa do Lago / Küster Brizola Arquitetos - Janela, Fachada, Jardim
© Eduardo Macarios

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto desta casa localizada em Alvorada do Sul, em frente ao Rio Paranapanema foi uma grande oportunidade em explorar a relação da arquitetura com a natureza. As principais condicionantes do projeto foram as dimensões alongadas do terreno, seu perfil em desnível acentuado, e claro a conexão e a vista para o lago nos fundos do terreno. Então, o partido do projeto busca uma inserção harmoniosa da residência no lote ao mesmo tempo que faz uso de seu relevo natural para transformar a residência em uma espécie de mirante para o lago.

Casa do Lago / Küster Brizola Arquitetos - Fachada
© Eduardo Macarios
Casa do Lago / Küster Brizola Arquitetos - Imagem 27 de 32
Planta
Casa do Lago / Küster Brizola Arquitetos - Viga
© Eduardo Macarios

Sendo assim, optou-se por dividir a casa em duas lâminas longitudinais ao terreno, dividindo o setor social do setor íntimo, criando um respiro natural entre os volumes construídos. Esses dois volumes foram deslocados entre si, aproximando o setor privado ao acesso e ao mesmo tempo, aproximando o setor social do lago.

Casa do Lago / Küster Brizola Arquitetos - Madeira, Viga, Jardim
© Eduardo Macarios

O bloco social se caracteriza como um grande pavilhão, com ambientes totalmente integrados entre si, permitindo não somente a conexão entre os indivíduos nesses espaços mas também o acesso a vista para o lago à todos. Outro elemento de destaque desta lâmina é a prolongação da cobertura desse pavilhão para fora, criando um deck protegido de contemplação da vista e da área de lazer da residência. Já o bloco íntimo se destaca principalmente pela sua suíte principal, caracterizada por uma grande abertura para o lago, tornando-a em um mirante íntimo.

Casa do Lago / Küster Brizola Arquitetos - Jardim
© Eduardo Macarios

Contudo, o ponto alto deste projeto se encontra na materialidade da casa: o bloco social foi construído com tijolos reaproveitados de uma antiga fábrica do cliente e o bloco íntimo foi materializado com pedras encontradas no próprio terreno da obra. Esse conceito é conhecido como ‘upcycling’ onde um material considerado descartável é transformado em um material reutilizável sem a necessidade de qualquer processo de reciclagem.

Casa do Lago / Küster Brizola Arquitetos - Tijolo, Mesa, Fachada, Banco, Viga, Janela, Pátio
© Eduardo Macarios

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Lago / Küster Brizola Arquitetos" 28 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913129/casa-do-lago-solo-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.