Casa Três Pátios / RMA Architects

Casa Três Pátios / RMA Architects - Mais Imagens+ 15

Alibag, Índia
  • Arquitetos: RMA Architects; RMA Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AFFA Tile
  • Consultores: Vijay K. Patil and Associates, Arkk Consulting
  • Arquitetos Responsáveis: Rahul Mehrotra, Robert Stephens
  • Cidade: Alibag
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
© Rajesh Vora

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Três Pátios foi concebida como uma série de módulos similares com variações, que permitiam uma construção de forma sucessiva. O uso de módulos discretos permite que a forma da casa se ajuste e aproveita a forma única do terreno. Ao restringir a altura a um pavimento, a casa pode mesclar-se com seu entorno. A natureza incrementada na planta permite romper com a escala e a massa da construção. Isso vai na contramão da maioria das casas de final de semana na região, que consolida o espaço na forma de uma grande vila. O foco de desagregação da forma é um modelo que poderia ser utilizado para famílias de classe média cuja condição econômica obriga a realizar intervenções constantes em seus lares. Um pequeno edifício anexo à entrada do lote, construído com a mesma paleta formal e material da casa, contém uma clínica, já que o proprietário da casa é um reconhecido médico. Junto à clínica se encontram as residências para a equipe, e esses dois programas juntos criam uma interface social e um limiar suave em relação à vila.

© Rajesh Vora

A articulação dos materiais utilizados rompe com a escala da casa, com uma base mais pesada em pedra de basalto de origem local, e uma parte superior de materiais de alvenaria mais leves, incluindo um teto de telhas de Mangalore com inclinação para o interior do terreno. Os detalhes específicos, incluindo as grandes janelas, receberam acabamento em cobre feito à mão. Os três módulos que compõem a casa estão conectados por meio de passarelas de madeira delimitadas por painéis de vidro transparente, o que acentua ainda mais a identidade independente de cada módulo. A linha da cobertura apresenta um brilho mínimo de cobre que, além de servir como elemento de impermeabilização, cria um destaque visual quando é atingido pela luz do sol.

© Tina Nandi

Cada um dos módulos contém elementos programáticos organizados em torno de um pátio externo. As grandes portas de vidro deslizantes podem ser abertas para conectar o interior e o exterior, permitindo que os espaços se expandam para esse pátio. Os espaços foram organizados a partir de seu nível de privacidade, que aumenta conforme o usuário se distancia da entrada do projeto. Além disso, cada módulo pode ser fechado em relação ao restante da casa quando seja necessário. A ala dos dormitórios é muito flexível, podendo servir como uma grande sala familiar ou, com uma série de portas de correr, como dormitórios individuais com privacidade para cada pessoa.

Planta - Térreo

Apesar dos materiais utilizados no projeto serem mínimos e frugais, e baseados na disponibilidade local, eles foram combinados em configurações ricas. Através do uso de materiais simples e com texturas variadas, a qualidade da luz é modulada para destacar e aumentar a riqueza inerente a cada material. Painéis coloridos de vidro filtram quadrados de luz colorida, que se movem pelo espaço durante o dia. Reflexos da água e outras superfícies fornecem luz dinâmica em áreas sombreadas. A combinação de uma linguagem formal básica e geométrica, construída e acentuada com materiais modestos, cria qualidades atmosféricas únicas em cada espaço, a cada hora do dia e a cada estação do ano.

© Rajesh Vora

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Três Pátios / RMA Architects" [Three Court House / RMA Architects] 29 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913096/casa-tres-patios-rma-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.