Woodhouse Hotel / ZJJZ

Woodhouse Hotel / ZJJZ - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: ZJJZ; ZJJZ
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Laurian Ghinitoiu
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DAaZ 幕友家具
  • Cliente: Guizhou Dafa Tourism Development Co., Ltd.
  • Estrutura E Complementares: Guiyang Architectural Design & Surveying Prospecting Co., Ltd.
  • Arquitetos Responsáveis: Zhenyu Cao, Yuying Kate Tsai, Sean Shen, Xuanru Chen
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Exterior. Imagem © Laurian Ghinitoiu

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na remota vila de Tuanjie, o Woodhouse Hotel é um projeto realizado no contexto da nova política pública do governo chinês que tem como principal objetivo diversificar a economia do campo através da inserção de novas estruturas voltadas ao turismo rural no interior do país. Ao contrário da maioria dos pequenos povoados na China, o vilarejo de Tuanjie não possui um grande patrimônio construído a que se preservar. Por outro lado, seu invejável patrimônio natural é algo que merece toda a atenção e cuidado. Tendo isso em vista, o principal objetivo deste projeto foi desenvolver um projeto de arquitetura que estivesse em perfeita harmonia com a natureza.

Interior. Imagem © Laurian Ghinitoiu

A estrutura do hotel consiste em dez pequenas casas de madeira incrustadas na exuberante encosta da vila de Tuanjie. A topografia do terreno é bastante complexa e pequenas formações rochosas encontram-se dispersas por entre os bosques de pinheiros que brotam ao longo desta paisagem montanhosa. É evidente que, em uma situação complexa como esta, plantas e levantamentos não são suficientes para prover todas as informações necessárias sobre o que preservar e como melhor implantar os edifícios para causar o menor impacto possível no terreno. Eventualmente, pequenas pesquisas foram levadas à cabo para melhor orientar as decisões de projeto, permitindo implantar as casinhas de forma a melhor capturar as vistas sem no entanto, perturbar as formações rochosas e a vegetação nativa. Um delicado caminho de pedras foi traçado para guiar os visitantes do sopé dá montanha até o conjunto de casas.

Exterior. Imagem © Laurian Ghinitoiu
Wood-house Planta tipo 1
Exterior. Imagem © Laurian Ghinitoiu

Por causa da complexidade do terreno, todos os materiais de construção foram transportados manualmente até o local. De forma a agilizar o processo de construção, um sistema estrutural misto de aço e madeira foi especialmente projetado para cada uma das casas. A madeira utilizada no acabamento das fachadas também foi cortada no local e carbonizada, um processo bastante simples e de baixíssimo custo.

Interior. Imagem © Laurian Ghinitoiu
Wood-house Corte tipo 1
Interior. Imagem © Laurian Ghinitoiu

O projeto foi concebido para harmonizar com a atmosfera rústica da paisagem, mas que ao mesmo tempo, é capaz de criar um contraste evidente com a natureza dos edifícios existentes na aldeia. Por isso o design é simples, sem geometrias complexas ou exageradas. Foram criados três elementos básicos e cada um deles funciona como uma unidade independente dentro do conjunto. São edifícios compactos que se camuflam na encosta do terreno e além disso, demandam pouca manutenção e são bastante eficientes. A fachada, acabada em madeira carbonizada, é de altíssima resistência às intempéries, e sua cores e texturas casam perfeitamente com a atmosfera rústica do local. Interiormente, é possível admirar esta incrível paisagem natural através de pequenas aberturas que direcionam e emolduram às melhores vistas para o deleite de seus visitantes.

Exterior. Imagem © Laurian Ghinitoiu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Guizhou, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Woodhouse Hotel / ZJJZ" [Woodhouse Hotel / ZJJZ] 14 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913069/woodhouse-hotel-zjjz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.