Espaço Colletivo + Casa Manual / Galeazzo Design

Jardim das Acacias, Brasil
  • Arquitetos de interiores: Galeazzo Design; Galeazzo Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cerâmicas Antigua, MAC Móveis, Online Marcenaria, Pavani Moveis
  • Engenharia: Saeng Engenharia
  • Projeto Luminotecnico: Rafael serradura
  • Clientes: Shopping Morumbi / Multiplan
  • Arquiteto Responsável: André Nucci
  • Coautores: Fabio Galeazzo, Dani Gautio
  • Equipe De Projeto: Amanda Luz, Danielle Urbaneja, Karine Droique
  • Cidade: Jardim das Acacias
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Espaço Colletivo + Casa Manual / Galeazzo Design - Viga, Arco
© Jorge Joubert

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em dezembro de 2018, a primeira loja experiência de artesanato contemporâneo do Brasil Espaço Colletivo - Casa Manual ,foi instalada no Morumbi Shopping, em São Paulo, com áreas para compras, refeicões, oficinas, palestras, brincadeiras, shows, trabalho e descanso.

Espaço Colletivo + Casa Manual / Galeazzo Design - Corrimão, Viga
© Jorge Joubert

O PROJETO
Os ambientes de experiência são o futuro da arquitetura e do design”, garante o designer Fabio Galeazzo,  diretor criativo do estúdio Galeazzo Design que convidou, como co-criadores, o arquiteto André Nucci e a surface designer Dani Gautio para dar corpo ao projeto Espaço Colletivo - Casa Manual.  Juntos criaram um espaço queocupa aproximadamente1800 m2 no piso térreo do Morumbi Shopping, com estruturas aparentes que deixam visíveis as imperfeições das paredes, infraestrutura de hidráulica, elétrica e ar condicionado.

Espaço Colletivo + Casa Manual / Galeazzo Design - Cadeira
© Jorge Joubert
Planta
Espaço Colletivo + Casa Manual / Galeazzo Design - Pilar, Arco, Arcada, Viga
© Jorge Joubert

Móveis e estruturas valeram-se quase sempre de madeira, compensado, bambu e vergalhões de ferro. Antigas paredes foram substituídas por vidro, trazendo os movimentos e as luzes do dia e da noite para dentro do ambiente e vice-versa. Sobre as demais paredes, com superfície irregular e marcas dos tijolos e blocos, foi aplicada tinta em tons pastel que contrastam com detalhes de cores quentes. Pouco a pouco, essas paredes são prenchidas por murais de artistas que surgem surpreendendo os frequentadores do shopping, semanalmente. A ideia é que o espaço esteja sempre em transformação.

Espaço Colletivo + Casa Manual / Galeazzo Design - Viga
© Fran Parente

ARTESANAL, SENSORIAL
O visitante que chega ao Espaço Colletivo, por dentro do mall, é recebido por uma parede de bambu com aproximadamente 12 m de comprimento e 4 m de altura. Ali a equipe da Casa Manual, com seu foco no artesanal e inspiração nas feiras de rua, propõe novas experiências, convivência e troca de saberes norteados pela cultura do feito à mão.  

Espaço Colletivo + Casa Manual / Galeazzo Design - Mesa, Viga
© Fran Parente

Sobre um expositor de formato espiralado foram atirantadas dez pétalas de madeira e bambu sobrepostas entre si, representando  um filtro dos sonhos.

Espaço Colletivo + Casa Manual / Galeazzo Design - Viga
© Jorge Joubert

É nesseconjunto bancada espiral e filtro dos sonhos que se comercializam os produtos de artesãos selecionados a partir da curadoria da equipe Casa Manual -- de roupas a utilitários, itens para a casa, brinquedos, cosméticos e muito mais. Ao redor dele distribuem-se áreas com múltiplas funções, articuladas entre si e denominadas ocas do fazer, que pretendem conectar emocionalmente o visitante às referências do mundo ao ar livre.

Espaço Colletivo + Casa Manual / Galeazzo Design - Imagem 5 de 47
© Jorge Joubert

Na oca do aprender, diariamente artesãos ministram aulas e workshops; na do nutrir temos o restaurante/café/empório, espaço em que foram desenhados e instalados azulejos no teto e nas paredes com estampas que remetem à chita e onde é possível fazer deliciosas refeições veganas, além de comprar produtos como molhos e doces; na do cantar e do ouvir, palco e arquibancada servem às  apresentações musicais e a palestras; a do brincar traz brinquedos desenvovidos pelo grupo Erê; na do descansar e do trabalhar, duas grandes esculturas com fios elétricos encapados em tecido, de onde pendem lâmpadas com o filamento aparente e plantas que nos remetem a grandes árvores, mesas comunitárias, pufes, balanços e poltrona convidam a papos distraídos ou até a pequenas reuniões de trabalho. 

Espaço Colletivo + Casa Manual / Galeazzo Design - Viga
© Fran Parente

ORA, POR QUE OCAS?
Pesquisando os movimentos primitivos espiralados, a equipe da Galeazzo Design inspirou-se nas tipicas danças índigenas da cultura brasileira onde, na grande praça central, índios dançam em direção ao centro formando um uma espécie de fila espiralada. Ao redor desse centro distribuíam-se as ocas (tipicas habitacões indígenas). Assim, como uma típica arquitetura indígena, criou-se  um espaço pensado e distribuído a partir do seu centro onde o grande expositor/bancada em formato espiralado, construído em compensado e suportado por mais de 700 pés de bamboo, flutua em meio aos espaço encantando, atraindo a atenção de quem chega, convidando que cada um crie sua história particular a partir da interação com o ambiente.

Espaço Colletivo + Casa Manual / Galeazzo Design - Imagem 18 de 47
© Fran Parente

Esse o foi um dos primeiros projetos em que Fabio Galeazzo aplicou  a pesquisa, levada a cabo em seu mestrado, sobre como os ambientes podem interagir com seus frequentadores, e como estes podem adotar o ambiente como parte de si e como parte do próprio processo criativo. Essa é a brincadeira: quem entra lá adota o espaço para si, vivencia uma experiência e se sente pertencedor do espaço. Uma espécie de dança originada a partir do ritmo próprio de cada um.

Espaço Colletivo + Casa Manual / Galeazzo Design - Arco, Viga, Corrimão
© Jorge Joubert

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Roque Petroni Júnior, 1089 - Jardim das Acacias, São Paulo - SP, 04707-900, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Espaço Colletivo + Casa Manual / Galeazzo Design" 15 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913054/espaco-colletivo-plus-casa-manual-fabio-galeazzo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.