Apartamento VLP / Pascali Semerdjian Arquitetos

Apartamento VLP / Pascali Semerdjian Arquitetos - Sofá, Mesa, JanelaApartamento VLP / Pascali Semerdjian Arquitetos - PrateleiraApartamento VLP / Pascali Semerdjian Arquitetos - Mesa, Bancada, Iluminação, Janela, Cadeira, VigaApartamento VLP / Pascali Semerdjian Arquitetos - Vidro, BancadaApartamento VLP / Pascali Semerdjian Arquitetos - Mais Imagens+ 64

Cerqueira César, Brasil
  • Arquitetos: Pascali Semerdjian Arquitetos; Pascali Semerdjian Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  382
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ricado Basetti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arali, Casa Franceza, Di Mármore, Dix Arte e Metal, Jaime, Josha Adega, Móveis Russo, Ornare, Oscar ono, Plancus
Apartamento VLP / Pascali Semerdjian Arquitetos - Prateleira, Mesa, Cadeira, Armário
© Ricado Basetti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um prédio construído na década de 60 na cidade de São Paulo, o projeto de retrofit deste Apartamento partiu de duas premisas básicas, uma solicitada pelo cliente e outra imposta pela propriedade existente. A primeira foi a busca por uma biblioteca para abrigar a extensa coleção de livros do proprietário. Logo ficou claro para nós que este espaço deveria ser um volume arquitetonicamente importante e que deveria ser o espírito do projeto. A segunda foi que a sala de estar tinha um teto mais baixo na maior parte da área por causa da estrutura do prédio. Por isso, redefinimos esse perímetro para melhorar a circulação do apartamento, além de tornar a sala de estar mais baixa um espaço aconchegante.

Apartamento VLP / Pascali Semerdjian Arquitetos - Prateleira
© Ricado Basetti

O Volume Branco na entrada do apartamento abriga um armário de madeira com bandeja de cobre, para que os proprietários possam deixar as chaves e os pequenos objetos logo após a sua chegada. Na outra face deste volume, olhando para a sala de jantar, está o bar, feito de mármore e espelho. A bancada de madeira em frente a ela abriga um cooler de metal removível para bebidas frias, onde as pessoas podem se sentar e se reunir de uma maneira mais despretensiosa.

Apartamento VLP / Pascali Semerdjian Arquitetos - Mesa, Cadeira, Viga
© Ricado Basetti
Detalhe - Bar
Apartamento VLP / Pascali Semerdjian Arquitetos - Mesa, Prateleira, Cadeira, Janela
© Ricado Basetti

Muitos dos elementos estruturais originais do apartamento estão em concreto aparente; em contraste com este material, procuramos o uso de madeira de demolição no piso. Desta forma, a sala de estar rebaixada, por exemplo, teve seu desenho ainda mais reforçado, destacando-se também do resto do apartamento. Procuramos separar alguns volumes como o Bar e a Biblioteca da estrutura principal, a fim de reforçá-los como elementos arquitetônicos e trabalhá-los como fontes de iluminação indireta no apartamento.

Apartamento VLP / Pascali Semerdjian Arquitetos - Bancada, Mesa, Janela, Cozinha, Cadeira, Pia
© Ricado Basetti
Planta - Layout
Apartamento VLP / Pascali Semerdjian Arquitetos - Mesa, Bancada, Iluminação, Janela, Cadeira, Viga
© Ricado Basetti

Todas as peças de mobiliário fixo foram criadas e detalhadas pelo escritório, como o aparador, sofá e mesas laterais e prateleira de televisão. Permeado por paredes cheias de livros e prateleiras de madeira e cobre, um pequeno escritório / estúdio está no coração do volume da biblioteca.

Apartamento VLP / Pascali Semerdjian Arquitetos - Prateleira, Porta
© Ricado Basetti

As áreas íntimas também foram cuidadosamente projetadas através da busca de novas soluções para o projeto, como é o caso da bancada principal do banheiro, que é suspensa por uma estrutura de cobre. A decoração e os móveis também foram assinados pelo Studio.

Apartamento VLP / Pascali Semerdjian Arquitetos - Banheiro, Banheira
© Ricado Basetti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Oscar Freire 83, ap.3 Jardins, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento VLP / Pascali Semerdjian Arquitetos" 13 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913053/apartamento-vlp-pascali-semerdjian-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.