Passeia, Jardim Nakamura

Uma fonte de água pura no meio da metrópole, organizações comunitárias reconhecidas mundialmente, escadarias que são museus de arte a céu aberto. Essa são algumas das atrações imperdíveis do Jardim Nakamura, bairro localizado no distrito do Jardim Ângela, zona sul de São Paulo, que serão apresentadas no roteiro a pé inédito “Passeia, Jardim Nakamura!”.

O passeio acontece no próximo dia 17 de março e será conduzido pelos próprios moradores do bairro. O roteiro é seguido com um almoço delicioso preparado pela equipe do Vegearte, projeto de alimentação consciente sediado no bairro, com bate-papo sobre seus projetos, e finaliza em um bloco local de carnaval de rua.

O Jardim Nakamura surgiu a partir da vinda de trabalhadores para as indústrias da região de Santo Amaro, e é marcado pela organização de moradores na luta por equipamentos públicos e pela superação dos problemas sociais por meio da cultura. Rogério, Patrícia e Raphael, que vivem na região, serão os responsáveis por conduzir o passeio e conectar os visitantes com as histórias mais marcadas na memória dos moradores. Rogério cresceu no Nakamura e ficou muito feliz de redescobri-lo: "vou contar sobre como as ações culturais com samba, rap e graffiti transformaram o bairro positivamente”. Já para Raphael, coordenador do grupo de jovens do Instituto Favela da Paz, é muito positivo receber pessoas para conhecer “a beleza, a convivência e alegria presentes na favela”. Por fim, Patrícia, também do Instituto Favela da Paz e mãe de quatro crianças, lembra: "aproveitamos os próprios becos e ladeiras para as brincadeiras de crianças, como soltar pipa, que fazem parte da essência do lugar."

O passeio a pé é também a finalização do projeto de mesmo nome desenvolvido pelas ONGs SampaPé! e COURB, que promoveu ações para melhorar as condições dos deslocamentos a pé na região, conectar moradores e valorizar a história local. Em dezembro, durante um mutirão comunitário, foram instaladas placas que ajudam pedestres a se localizar pela região e conhecer melhor as histórias do Jardim Nakamura. A sinalização foi desenvolvida pelo Estudio Daó, a partir de oficina que aconteceu no Instituto Favela da Paz, que atua no território nas temáticas de cultura, meio ambiente e cidadania, e contou com moradores e moradoras do Jardim Nakamura.

Também durante o mutirão, os muros do bairro também tiveram seus graffites renovados pelos coletivos de arte urbana Ciclo Social Arte e Manifestintação Crew. Os novos desenhos são inspirados nas relações entre os meios de transporte e o cotidiano dos moradores. Quem participar do passeio a pé não só poderá fotografar os painéis de arte urbana, mas também conhecer pessoalmente os artistas e entender mais sobre o processo criativo.


O projeto “Passeia, Jardim Nakamura”:
A iniciativa é apoiada pelo Fundo Casa Cidades e tem por objetivo garantir maior conforto e segurança nos deslocamentos a pé, que são maioria no bairro, e valorizar o território e a comunidade local. Trata-se de um projeto piloto de "legibilidade cidadã", ou seja, da implantação de elementos de comunicação no espaço público que promovam a possibilidade de cidadãs e cidadãos conhecerem melhor o lugar onde vivem, entenderem seus caminhos e se apropriarem das histórias contadas pela paisagem.
No Brasil, iniciativas assim ainda são incipientes, e quando existem são focadas na sinalização de sítios históricos em zonas centrais das cidades. Assim, outros bairros ficam distantes da possibilidade de ter suas histórias contadas ou de facilitar a auto-localização. Ao convidar a própria população local a co-construir a sinalização do território, o projeto se propõe a mostrar que a periferia também pode ser “legível” para cidadãos e cidadãs, além de valorizar o caminhar como uma maneira de conectar afetivamente a população local com o seu próprio bairro.

Data: 17 de março, domingo
Horário: 12h00 às 16h00
Ponto de encontro: Às 11h00 na Estação Largo Treze ou 12h00 no Terminal Jardim ngela 2 (Av. M’Boi Mirim, 5700)
Como chegar no terminal: Tomar os ônibus 5391-10 (Largo São Francisco -Jardim ngela), que vai pela 23 de maio ou 707A-10 (Praça da Árvore - Jardim ngela), que vai pela avenida Ibirapuera, e descer no ponto final.
Reservar ingressos pelo site: https://www.eventbrite.com/e/passeio-a-pe-passeia-jardim-nakamura-tickets-57659280460
Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/257429088523266/

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Passeia, Jardim Nakamura" 11 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912967/passeia-jardim-nakamura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.