Residência Quinta da Baroneza / Memola Estúdio + Vitor Penha

Residência Quinta da Baroneza / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 3 de 32Residência Quinta da Baroneza / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 6 de 32Residência Quinta da Baroneza / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 4 de 32Residência Quinta da Baroneza / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 7 de 32Residência Quinta da Baroneza / Memola Estúdio + Vitor Penha - Mais Imagens+ 27

  • Equipe Projeto: Vitor Penha, Verônica Molina, Daniela De Mattos Ferraz, Guto Vicentainer
  • Projeto De Arquitetura: Estúdio Penha
  • Projeto De Interiores: Estúdio Penha
  • Projeto De Iluminação: Estúdio Penha
  • Projeto Estrutural: Enplatec Projetos De Engenharia
  • Projeto Elétrico: Enplatec Projetos De Engenharia
  • Projeto Hidráulico: Enplatec Projetos De Engenharia
  • Execução Obra: Engenheiro Luiz Gatti
  • Início Do Projeto: 2012
  • área Total Terreno: 3.150 m²
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência Quinta da Baroneza / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 6 de 32
© Marcelo Magnani

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nas proximidades de São Paulo, esta casa de campo de 560m² se molda perfeitamente ao declive de 9 m do terreno que chega em um bosque preservado de mata Atlântica. A casa é formada por três volumes que se unem por uma grande empena de concreto que marca a entrada da casa e leva o olhar até o bosque atravessando os volumes de linhas simples que compõem a casa. As paredes em tijolo maciço que são da mesma cor da terra que se encontra no local, nos dá a sensação que a casa brotou do chão. Para reforçar a sensação de adentrar a terra, após descer 16 degraus encontramos o acesso.

Residência Quinta da Baroneza / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 4 de 32
© Marcelo Magnani
Residência Quinta da Baroneza / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 23 de 32
Planta - Pavimento Inferior
Residência Quinta da Baroneza / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 15 de 32
© Marcelo Magnani

Um assentamento mais rústico do tijolo, com aproveitamento de resíduos e quebras do material fazem uma referência direta aos fragmentos grandes e pequenos que constroem a vida. As coberturas de todos os volumes são lajes verdes, o que permite uma integração total com a natureza do entorno. O primeiro volume está semienterrado permitindo que a casa seja muito discreta para quem passa na rua e, no coração deste volume, há um grande shed com caixilhos de vidro que banha o espaço permanentemente com luz natural.

Residência Quinta da Baroneza / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 10 de 32
© Marcelo Magnani

O interior dos volumes acabados em massa grossa com a estrutura aparente, igual a todas as redes de instalações, deixa em evidência que a estrutura interna de uma casa pode ser tão estética quanto funcional. Piso em madeira de reflorestamento, revestimento de ladrilho hidráulico com textura podotátil nas paredes e piso de todos os banheiros cria uma experiência tátil e nos lembra que a natureza tem suas texturas côncavas e convexas. A conexão dos quartos com o externo é feita por grandes janelas com uma segunda pele ripada de madeira que permite controlar a entrada de luz. O último volume, que é o mais baixo (6 metros do nível da calçada), abriga áreas sociais e abertas para a paisagem, com um pergolado de gravetos de cipó rústicos.

Residência Quinta da Baroneza / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 5 de 32
© Marcelo Magnani

O revestimento da piscina é em pedra natural hijau verde de origem vulcânica, com propriedades terapêuticas que conduzem à sensação de bem-estar que tem a conexão com a natureza. Os diversos tons de verde se intensificam em contato com a água que dá a mesma tonalidade do entorno criando a sensação de estar em um lago, do lado um deck de madeira que recebe uma escadaria escultural metálica de piso grade, que permite passagem da luz e de água através dela, e conecta com a cobertura que é um mirante para o infinito do bosque.

Residência Quinta da Baroneza / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 13 de 32
© Marcelo Magnani

O Estúdio Penha idealizou a casa conectada com a simplicidade da natureza e no interior é como se tirássemos a pele interna do projeto, expondo suas veias e esqueletos. A brutalidade deste conceito deve ser maestrado com cuidado de modo que o resultado estético não perca sua capacidade de poesia. Esta é nossa missão: manter o olhar curioso para o Belo e que este olhar mais leve e de possibilidades, seja também um novo olhar para a vida.

Residência Quinta da Baroneza / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 12 de 32
© Marcelo Magnani

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Quinta da Baroneza / Memola Estúdio + Vitor Penha" 11 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912707/residencia-quinta-da-baroneza-estudio-penha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.