Instalação do OMA celebra a generosidade do povo e da cultura árabe em Dubai

O OMA, trabalhando em parceria com o Inside Outside, desenvolveu o projeto de uma instalação-memorial para a cidade de Dubai. Intitulado "Ethar - Honrando a Generosidade", o projeto consiste em um campo de 1.680 colunas triangulares de alumínio reciclado dispostas de tal modo a simular um campo magnético. Cada uma das milhares de colunas irão receber gravações em baixo relevo, contando histórias de estudiosos, cientistas e pensadores do mundo árabe.

O projeto concebido pela dupla holando-polonesa foi concebido para celebrar a “cultura de generosidade nos Emirados Árabes Unidos em uma instalação física que fará parte da paisagem urbana de Dubai”. Pensada para ser instalada junto à praia de Jumeirah, o caráter da estrutura permite também adaptá-la para diferentes contextos, espalhando as colunas pela cidade ou em pequenos conjuntos em lugares simbólicos da cidade como um símbolo de representação da cultura dos Emirados.

Instalação do OMA celebra a generosidade do povo e da cultura árabe em Dubai - Mais Imagens+ 1

© OMA and Inside Outside

As 1.680 colunas estão dispostas como um campo magnético, criando uma enorme praça retangular em seu centro. À medida que os visitantes se aproximam do local, primeiro eles se deparam com poucos elementos dispersos na periferia da instalação, criando ruas e caminhos até finalmente se abrirem por completo para criar uma praça pública no centro. Um agradável micro-clima é criado pela densidade das colunas, as quais contam com dispositivos de sombreamento que transformarão o monumento em um espaço social lúdico.

© OMA and Inside Outside

À noite, um espetáculo de luzes animará a praça com diferentes cores e formas, enquanto que ao redor da praça uma linha de luminárias de aço-inox definem o espaço público e realçam as formalidade do projeto.

© OMA and Inside Outside

O projeto está sendo financiado através de doações individuais ou de empresas que decidem patrocinar uma ou mais das 1.680 colunas da instação. Parte do financiamento levantado será revertido à instituições de caridade com foco na educação nos Emirados Árabes Unidos. A concepção do projeto surgiu de uma iniciativa criada por Yasser Bin Khediya do Grupo YBK, e será executado pela Ethar Foundation, com sede em Dubai.

© OMA and Inside Outside

Esta é a mais recente notícia no mundo da arquitetura que tem o OMA como principal personagem, além desta, uma série de outros projetos foram notícia aqui no Archdaily recentemente, como por exemplo, a construção do Taipei Performing Arts Center. A empresa também comunicou recentemente que a obra de construção do RAI Show Hotel em Amsterdã está prestes a ser concluída. Para completar esta lista e para diversificar seu já vasto portfólio, o sócio e fundador do OMA, Rem Koolhaas, anunciou em Janeiro deste ano que fará uma participação no novo álbum da banda de música eletrônica Tempers.

© OMA and Inside Outside

Via: OMA

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Instalação do OMA celebra a generosidade do povo e da cultura árabe em Dubai" [OMA and Inside Outside "Honor Generosity" with a Field of Engraved Columns in Dubai] 06 Mar 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912638/instalacao-do-oma-celebra-a-generosidade-do-povo-e-da-cultura-arabe-em-dubai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.