Playground Interno (e Auditório) da Escola Secundária Yueyang County No.3 a / SUP Atelier

Playground Interno (e Auditório) da Escola Secundária Yueyang County No.3 a / SUP Atelier - Mais Imagens+ 49

  • Arquitetos: SUP Atelier; SUP Atelier
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1368
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Xia Zhi
Escola cercada por campos. Imagem © Xia Zhi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado no município de Yueyang, província de Hunan, na China. Em comemoração ao 60º aniversário da Escola Secundária No.3 do condado de Yueyang, o cliente decide patrocinar um novo playground interno que funciona como um salão de palestras com o objetivo de criar um melhor espaço esportivo e revigorar o campus.

Vista Área. Imagem © Xia Zhi
Praça Noroeste. Imagem © Xia Zhi

O playground interno recém-construído está localizado na ala sudoeste do campus, onde há uma diferença de altura entre a área principal de ensino e um playground existente ao ar livre. Essa diferença foi preenchida apenas com um muro de contenção de pedras e algumas escadas estreitas, em detrimento da acessibilidade e da segurança.

Vista Área do edifício principal. Imagem © Xia Zhi
Jardim sul. Imagem © Xia Zhi
Esquina sudeste. Imagem © Xia Zhi

Em vez de ser assentado simplesmente na parte inferior ou superior, o prédio se estende ao longo da diferença de altura, formando assim um elo natural entre a área principal de ensino e o playground.

Diagrama em Camadas

O espaço principal do playground interior situa-se na parte superior do local, de frente para o edifício de ensino. Sua forma recortada foi inspirada na silhueta das terras altas de Yueyang. O espaço de atividades, que fica na parte inferior do terreno, pode ser acessado desde a fachada frontal por meio de degraus curvos, que podem servir de arquibancada quando necessário. A sala de equipamentos esportivos, banheiros e áreas externas foram projetados integralmente, formando um espaço intimista com curvas e tijolos vermelhos locais.

Fachada leste. Imagem © Xia Zhi

Yueyang está localizada na área de temperatura quente no verão e fria no inverno na China, onde o clima é úmido e chuvoso o ano todo. A ventilação natural e a iluminação servem como principais estratégias sustentáveis para melhorar o conforto térmico e reduzir o custo de equipamentos e manutenção. A abordagem do projeto de integração leva em conta as estratégias de forma, espaço e sustentabilidade.

Diagrama Corte Perspectivado
Quadra de basquete interna. Imagem © Xia Zhi

Uma claraboia qualifica o ambiente destinado ao palco, acomodando uma saída de ar à prova de chuva na fachada inclinada, sem aparelhos mecânicos.

Conexão de entrada e saída. Imagem © Xia Zhi
Conexão de entrada e saída. Imagem © Xia Zhi

Uma série de portas operáveis no fundo das fachadas sul e norte podem aumentar a ventilação natural, reduzir a umidade e melhorar o conforto térmico.

Corredor ala sul. Imagem © Xia Zhi

Um caminho estreito é planejado entre a parede sul do campus e os prédios ao longo dela. No verão, a sombra da parede resfria o ar antes de entrar no prédio. Claraboias amplas no teto recortado podem fornecer luz natural suficiente mesmo em climas chuvosos, enquanto as persianas diminuem a entrada de calor.

Claraboia. Imagem © Xia Zhi

As estruturas pré-fabricadas no local foram aplicadas na construção para aliviar o seu impacto no campus. Na parte inferior, o muro de contenção em pedras foi ampliado, enquanto a construção foi feita através do concreto armado e tijolos vermelhos. Na parte superior, o espaço principal foi construído com chapas pré-fabricadas de aço.

Escadas que conectam o playground e campus. Imagem © Xia Zhi
Escadas. Imagem © Xia Zhi

O belo trabalho de tijolos vermelhos, com características de artesanato local, é projetado integralmente com peças de construção industrial, compensando a monotonia de um edifício industrializado com seu senso de arte e liberdade. Por exemplo, as aberturas de ventilação nas paredes de tijolos vermelhos são formadas através de trabalhos tradicionais e as imagens de 12 zodíacos emergem nesse plano.

Banheiro e sala de instalações. Imagem © Xia Zhi
Vista Leste. Imagem © Xia Zhi

A cor e o padrão do edifício principal se assemelham à abstração da topografia de Yueyang, bem como à distribuição de suas montanhas e águas, proporcionando aos alunos mais diversão e interação através do poder do projeto.

Padrão Fachada
Entrada principal. Imagem © Xia Zhi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Yueyang District, Hunan, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Playground Interno (e Auditório) da Escola Secundária Yueyang County No.3 a / SUP Atelier" [Indoor Playground (Doubling as Lecture Hall) of Yueyang County No.3 Middle School / SUP Atelier] 03 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912362/playground-interno-e-auditorio-da-escola-secundaria-yueyang-county-n-a-sup-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.