Até onde você consegue chegar em 10, 20 e 30 minutos de carro? Analisando as capitais do Brasil

Como é sabido, nossas cidades estão cada vez mais saturadas pelo uso de automóveis e a mobilidade torna-se, portanto, ponto essencial em qualquer discussão sobre habitar o ambiente urbano, principalmente nas grandes cidades brasileiras. Essa premissa nos faz olhar e entender melhor em quais aspectos do deslocamento nas cidades podemos interferir de forma prioritária, partindo de pressupostos onde a utilização de carros seja menos solicitada. Um ponto importante para esse diálogo é entender até que ponto o carro pode ser efetivo no quesito tempo. O Mapping Lab fez uma análise gráfica de 27 capitais brasileiras utilizando os dados da plataforma here.com.

Até onde você consegue chegar em 10, 20 e 30 minutos de carro? Analisando as capitais do Brasil - Mais Imagens+ 23

Cortesia de Mapping Lab

Foram desenvolvidos diagramas para as 27 capitais brasileiras para responder essa questão. Como estratégia de representação cartográfica, utilizou-se o conceito de mapas isócronos para visualizar e comparar as áreas do mesmo limite de tempo e escala.

Cortesia de Mapping Lab

Partindo-se do ponto mais central de cada cidade (pequeno ponto branco), calculou-se o deslocamento máximo, via carro, das 7h até as 21h em um dia de semana, para três limites de tempo definidos (10, 20 e 30 minutos).

Cortesia de Mapping Lab
Cortesia de Mapping Lab

Metodologia

Essas áreas foram calculadas levando-se em consideração o tráfego viário real fornecido por meio de uma interface programática (API, Application Programming Interface) do serviço 'HERE.com" (https://www.here.com/), empresa que fornece dados de mapeamento, cálculo de rota e padrões de tráfego.

O resultado obtido foram posições cartográficas que definem uma área da cidade atingida a partir do tempo de origem para um período de 14 horas (7h até 21h). 

Dessa forma, foram gerados um total de 42 polígonos para cada cidade para serem processados e trabalhados em um software de georreferenciamento (GIS).

Publicado originalmente em 7 de março de 2019, atualizado em 3 de julho de 2020. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Até onde você consegue chegar em 10, 20 e 30 minutos de carro? Analisando as capitais do Brasil" 08 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912328/ate-onde-voce-consegue-chegar-em-10-20-e-30-minutos-de-carro-analisando-as-capitais-do-brasil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.