Coolest White: Uma pintura para reduzir as ilhas de calor urbano

Coolest White: Uma pintura para reduzir as ilhas de calor urbano

O uso crescente de ar-condicionado está fazendo com que muitas cidades batam recordes de consumo de energia durante os tórridos meses de verão. Em países populosos como Índia, China, Indonésia, Brasil e México, grandes centros urbanos funcionam como verdadeiros fornos - onde o calor absorvido pelos edifícios é liberado de volta para o ambiente, aumentando ainda mais a temperatura local. Mais calor lá fora, significa mais ar-condicionado aqui dentro e, portanto, mais consumo de energia e mais gás carbônico na atmosfera.

Foi pensando nesse ciclo vicioso que foi criada uma tinta que protege edifícios e estruturas urbanas da radiação solar excessiva - diminuindo assim o efeito da ilha de calor urbana. A inovação surgiu da parceria do UNStudio, um escritório holandês de arquitetura, e a Monopol Color, empresa suíça especialista em tintas. Os materiais de cor escura que são usados ​​para construir os edifícios são uma das principais causas de acúmulo de calor nas áreas urbanas. Enquanto materiais mais escuros absorvem até 95% dos raios solares e os liberam diretamente de volta à atmosfera, esse valor pode ser reduzido a 25% com uma superfície branca normal. Agora, com tinta inovadora, é possível reduzir a absorção e emissão para 12%.

Cortesia de UNStudio and Monopol Colors

“Por um lado, o calor dos edifícios é liberado para o meio ambiente e, ao mesmo tempo, o resfriamento necessário do prédio aumenta o consumo de energia. Em vista do aquecimento global, este é um ciclo vicioso que temos que abandonar com urgência. Quando você pensa que, depois dos próximos 30 anos, 68% da população mundial estará vivendo em vilas e cidades, certamente não é errado abordar essa questão muito especificamente no ambiente urbano”, diz Lionel Schlessinger, proprietário e diretor administrativo da Monopol Colours.

Os criadores também levaram em conta as crescentes tempestades, ventos, radiações solares e poeiras que as nossas cidades enfrentam hoje em dia. A tinta ‘The Coolest White' foi elaborada com base na tecnologia de fluoropolímero e tem propriedades ultra duráveis, como resistência à abrasão aprimorada em até 75%, resistência às intempéries e excelente cor, além de retenção de brilho, o que aumenta o ciclo de vida do revestimento em até 30 anos. O sistema de revestimento multicamadas foi desenvolvido para elementos de fachada metálica de alta qualidade e estruturas de alumínio, aço ou fibra de vidro, como as utilizadas principalmente para edifícios industriais e comerciais, centros comerciais, hospitais, fábricas, pontes ou edifícios residenciais.

Cortesia de UNStudio and Monopol Colors

“É indiscutível que nossas cidades estão ficando cada vez mais quentes, então temos que nos perguntar como podemos parar essa tendência. Por um lado, "The Coolest White" torna os edifícios mais resilientes e, por outro lado, pode reduzir drasticamente a carga de calor urbano", diz Ben van Berkel, fundador e arquiteto principal do UNStudio.

Notícia via UNStudio.

Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Coolest White: Uma pintura para reduzir as ilhas de calor urbano" 27 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912308/coolest-white-uma-tinta-contra-o-aquecimento-global> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.