Observatório do campo e das estrelas / sauermartins

Observatório do campo e das estrelas / sauermartins - Viga, PilarObservatório do campo e das estrelas / sauermartins - Viga, AçoObservatório do campo e das estrelas / sauermartins - Madeira, PilarObservatório do campo e das estrelas / sauermartins - Mais Imagens+ 20

  • Colaboradores: Barbara Remussi, Luísa Pasqualotto, Augusto Pereira e Júlia Scopel Fraga
  • Curadoria: Jaime Grinberg, Hello Wood Argentina 2018
  • Equipe De Montagem/Estudantes : Bruno Coutinho, Erika Viotti Bollinger, Franca Ferraris, Matias Alonso, Maria Angeles Franco, Micaela Riquelme, Neuen Ari Blatto, Santiago Lasca e Valentina Imbaud
  • Estrutura: Paulo Stumm
  • Consultores: José Luiz Canal e Diogo Valls
  • Prêmio: Menção Honrosa Prêmio IAB/SP Especial 75 anos 2018 / Categoria Madeira
  • Arquitetos Responsáveis: Cássio Sauer, Elisa Martins
  • Cidade: Ceibas
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Proposta desenvolvida para um workshop de construção em madeira na Argentina, o observatorio del campo y de las estrellas aborda temas como estruturas frágeis, construções precárias e espaços efêmeros.

Observatório do campo e das estrelas / sauermartins - Floresta
Cortesia de Hello Wood

Uma pequena arquitetura, um abrigo, uma ‘folie'. Um sinal da presença humana e da apropriação do lugar – um acontecimento na paisagem, um farol –, construído com apenas 1 km de madeira.

Observatório do campo e das estrelas / sauermartins - Imagem 12 de 25
© Cássio Sauer

A vasta paisagem que nos conecta e identifica – os campos do sul do Brasil, do Uruguai e da Argentina – é o ponto de partida para a proposta. Seus infinitos planos de pasto e céu compõem uma paisagem única, na qual as fronteiras e as divisas se desfazem. Um território comum, marcado por restrições econômicas e condições ambientais semelhantes – características evidenciadas na austeridade presente em suas construções.

Observatório do campo e das estrelas / sauermartins - Janela, Floresta
© Cássio Sauer

Nesta paisagem desolada, notavelmente afastada de qualquer área urbana, o pavilhão enfrenta o desafio de construir uma estrutura vertical em um entorno rural – em contraste com sua horizontalidade predominante.

Como referência a eventos geográficos – os Andes, as montanhas – e à arquitetura pré-colombiana, o pequeno observatório olha para o céu e para o seu contexto.

Observatório do campo e das estrelas / sauermartins - Viga, Aço
© Mauricio Mendez

Uma peça com significado não somente por seu desenho, mas pela vivência de sua construção. Uma estrutura temporária que se realiza a partir da experiência de montagem, de ensino e de investigação.

Desenhos Técnicos

Um edifício ao mesmo tempo frágil e emblemático. Através do uso de poucos elementos, o observatório cria um espaço interno abrigado que confronta a fina linha entre o tangível e o intangível.

Axonométrica Estrutural

A verticalidade da estrutura se dá através de uma construção simples e racional com vigas e pilares que reduzem de seção em altura; peças e conexões dimensionadas e articuladas de forma a propor uma construção experimental.

Modelo Estrutural

O observatório possui 20 colunas e 50 vigas que compõem um sistema de grelha estrutural. Com 9,60 metros de altura, a estrutura flutua a partir de 20 apoios que deixam aparentes as peças de madeiras que compõem sua fundação. A plataforma elevada em relação ao solo natural gera um primeiro nível de contemplação do entorno.

No interior, um percurso de subida permite diferentes perspectivas da estrutura, da paisagem e do céu acima. O nível superior, na cota 3,00 metros, proporciona visuais para o horizonte de campos e até as estrelas.

Observatório do campo e das estrelas / sauermartins - Madeira, Pilar
© Franca Ferraris

O tecido claro e permeável envolve a estrutura como um manto, uma máscara difusa que filtra a luz e modela o espaço interior, além de permitir diferentes aberturas e fechamentos.

Observatório do campo e das estrelas / sauermartins - Viga, Corrimão
© Franca Ferraris

À noite, o véu translúcido reage como uma lanterna, destacando a complexidade da estrutura e proporcionando diferentes sombras e perspectivas, com impressionantes visuais para o observatório e a partir dele.

Observatório do campo e das estrelas / sauermartins - Terraço
© Franca Ferraris

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ceibas, Entre Ríos, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Observatório do campo e das estrelas / sauermartins" 02 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911992/observatorio-do-campo-e-das-estrelas-sauermartins> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.