Casa Estúdio Refúgio Urbano / Estudio Berzero Jaros

Casa Estúdio Refúgio Urbano / Estudio Berzero Jaros - Mais Imagens+ 26

Córdoba, Argentina
  • Arquitetos Responsáveis: Agustín Berzero, Valeria Jaros
  • Cálculo Estrutural: Edgar Moran
  • Cidade: Córdoba
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. Sobre a área central, praticamente ligado ao Arroyo La Cañada, se localiza o terreno de 9x16 metros com o objetivo de resolver a proposta de um pequeno refúgio urbano em um misto de casa-trabalho. A intervenção aposta na renovação do tecido existente, um dos tantos espaços residuais urbanos que encontramos. Com o objetivo de fazer seu pequeno papel em deter a constante expansão da cidade, aproveita os equipamentos de serviços e infraestruturas atuais, melhorando e valorizando o patrimônio construído.

© Federico Cairoli

O projeto parte de uma estrutura espacial existente que praticamente cobria toda a extensão do terreno. A partir da ação de perfurar a massa, se definem os pátios que estruturam a proposta, onde a marca da preexistência se manifesta espacialmente através da escada que toma o térreo.

Com a intenção de otimizar a área limitada do lote, a proposta aposta no sentido vertical, organizando o programa em 3 níveis sobrepostos. Basicamente, se propõe um térreo livre, tensionado entre dois pátios que permite armar o espaço de trabalho, um escritório de arquitetura, favorecendo as ventilações cruzadas e uma iluminação plena, sem incidência solar direta. Desta forma, se define sobre uma das bordas um conjunto de serviços conformado por uma cozinha, banheiro e área de armazenamento, permitindo o funcionamento independente do espaço de trabalho.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Sobre o primeiro pavimento se desenvolve a área social em um espaço integrado de estar, cozinha, jantar e terraço, abrindo-se plenamente para o norte. Se propõe um mezanino de pé direito duplo na área privada como um dormitório aberto com a possibilidade de que, no futuro, se cubra o vazio contemplando um crescimento para mais dormitórios.

© Federico Cairoli

A proposta se materializa a partir de duas lógicas construtivas. O pavimento inferior foi feito com construção tradicional, dando estrutura à preexistência ao incorporar duas vigas de concreto armado aparente que recebem as cargas da caixa superior. Além disso, se conforma uma máquina muito simples para realizar os cortes no tijolo cerâmico, reduzindo sua profundidade e permitindo a passagem do sol através dos mesmos.

© Federico Cairoli

Todo o perímetro do lote foi construído com o popular tijolo cerâmico, que nesse caso foi cortado em três partes com o objetivo de otimizar o material e compor um envoltório vazado de 7,80 metros de altura e 11 centímetros de espessura que define a expressão da proposta, resolve as condições de segurança, fornece intimidade e constrói em seu interior uma atmosfera espacial de grande qualidade.

© Federico Cairoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Estúdio Refúgio Urbano / Estudio Berzero Jaros" [Casa Estudio Refugio Urbano / Estudio Berzero Jaros] 23 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911981/casa-estudio-refugio-urbano-estudio-berzero-jaros> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.