Casa que respira / VTN Architects

Casa que respira / VTN Architects - Mais Imagens+ 21

Ho Chi Minh City, Vietnã
  • Arquitetos: VTN Architects; VTN Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  343
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hiroyuki Oki
  • Arquiteto Do Projeto: So Adachi
  • Construção: Wind and Water House JSC
  • Arquitetos Responsáveis: Vo Trong Nghia, Kosuke Nishijima
  • Cidade: Ho Chi Minh City
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa que Respira é unifamiliar, localizada no coração da cidade de Ho Chi Minh. O terreno tem 3,9 m de largura e 17,8 m de profundidade, acessível apenas por um pequeno beco. Dentro deste bairro extremamente denso, pretendemos projetar uma casa que introduz um ambiente externo, garantindo a privacidade.

© Hiroyuki Oki

Devido às circunstâncias do local, a abertura do edifício foi fisicamente restrita à frente, ao topo e ao fundo da casa. A fim de ajustar a distância entre os edifícios vizinhos, maximizando a área de abertura, envolvemos as três superfícies acima mencionadas do edifício com um "véu verde", que é feito de plantas trepadeiras que crescem em uma malha de aço. Essa camada macia, como um difusor ambiental, filtra a luz solar direta e evita que o espaço interno se super-exponha ao exterior, sem a sensação de isolamento. É composta por caixas de plantação em cada laje de piso, com elementos de aço galvanizado modulares ligados a ela. Essa estrutura proporciona uma visão verde em toda a casa, o que também protege os moradores da violência urbana.

© Hiroyuki Oki
Corte
© Hiroyuki Oki

Dentro do “véu verde”, o edifício consiste em cinco volumes semelhantes a torres, que são escalonados e conectados uns aos outros, dispostos entre as duas paredes limítrofes. Os espaços externos criados pelo arranjo escalonado dos volumes, que chamamos de “Micro vazios”, desempenham um papel no fornecimento de uma miríade de iluminação indireta e de rotas de ventilação por todo o edifício. No terreno estreito e profundo, fechado por vizinhos de ambos os lados, é ambientalmente mais eficaz promover a ventilação para cada canto da casa, por múltiplos "micro-vazios", em vez de ter um grande pátio singular. Os “micro-vazios” têm aberturas em cada um dos pisos, através dos quais os residentes têm uma visão mais longitudinal e diagonal de todo o lado, olhando para os espaços verdes e outros. A escada também é projetada como um dos micro-vazios com luz zenital e aberturas voltadas para os quartos. A composição porosa do edifício reduz o uso de ar condicionado para melhorar a ventilação natural, criando conexão espacial e visual, além de profundidade na casa.

© Hiroyuki Oki
Detalhe
© Hiroyuki Oki

O terraço é coberto pelo "véu verde", tornando-se um espaço cheio de vegetação, algo raro na área da cidade lotada. O significado do projeto é que ele cria um espaço verde, no coração de uma mega cidade em crescimento. Esperamos que a essência desta casa possa influenciar positivamente as cidades do Vietnã, que está perdendo seus espaços verdes em um ritmo alarmante.

© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa que respira / VTN Architects" [Breathing House / VTN Architects] 27 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911621/casa-que-respira-vtn-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.