Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Casa Petro / Fernanda Padula Arquitetura

Casa Petro / Fernanda Padula Arquitetura

© Carolina Mossin © Carolina Mossin © Carolina Mossin © Carolina Mossin + 41

Casas  · 
Ribeirão Preto, Brasil
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Fernanda Padula Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura
    380.0 m2
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Brich Marmoraria, Coppermax, Engemix, Jucel blocos, Udiaco
  • Arquiteta Responsável

    Fernanda Padula
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

  • Engenharia

    Alexandre Henriques, Marco K. Henriques
  • Paisagismo

    Ana Petri
Mais informações Menos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A simplicidade conceitual e programática da Casa Petro se une a uma simplicidade estrutural: duas lajes armadas, sustentadas por paredes pilares, todas aparentes. O térreo comporta o programa coletivo, com sala, escritório, banho, cozinha e serviços. A sala, cozinha e escritório se tornam um piso livre suspenso.

© Carolina Mossin
© Carolina Mossin

Elevada 40 centímetros do solo, apoiada em vigas recuadas, intensifica a forma delicada em que o projeto foi implantado no terreno. Visualmente, a casa parece flutuar.Totalmente aberta para os jardins com grandes aberturas, a varanda, que prolonga torna-se um espaço central de convivência.No segundo andar fica a área íntima com duas suítes e o pátio mirante. O quarto e banheiro da suíte principal se abrem para uma laje (a cobertura da varanda) com vistas para as copas das árvores do jardim.

© Carolina Mossin
© Carolina Mossin
Corte estrutural transversal
Corte estrutural transversal
© Carolina Mossin
© Carolina Mossin

O bambu estabelece um diálogo com os outros materiais brutos, como o concreto e é usado como filtro solar dos quartos.De dia, os painéis de bambu filtram a luz no interior da casa criando uma textura de luz e sombra e, à noite, transformam as caixas em grandes lanternas que iluminam o terreno.A ventilação cruzada permite um excelente conforto térmico.O formato do terreno permitiu uma implantação longitudinal da casa com permeabilidade espacial entre as duas principais áreas externas, como um pavilhão solto no jardim.

© Carolina Mossin
© Carolina Mossin

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Petro / Fernanda Padula Arquitetura" 21 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911604/casa-petro-fernanda-padula-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.