Sala de Aula K / BCQ Arquitectura

Sala de Aula K / BCQ Arquitectura - Mais Imagens+ 10

Santa Coloma de Gramenet, Espanha
  • Arquitetos: BCQ Arquitectura; BCQ Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  110
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcela Grassi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cortizo, ESCOFET, Fustes Borniquel, Lamp Lighting
  • Promotor: AMB Àrea Metropolitana de Barcelona – Ayuntamiento de Santa Coloma de Gramenet
  • Construção: Constructora de Calaf, SAU
  • Estrutura: Fustes Borniquel
  • Instalações: AIA Instal·lacions Arquitectòniques SL
  • Equipe De Projeto: Vanessa Díaz, Petra Boulescu
  • Arquitetos Responsáveis: David Baena, Toni Casamor, Manel Peribáñez, Maria Taltavull
  • Cidade: Santa Coloma de Gramenet
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Marcela Grassi

Descrição enviada pela equipe de projeto. As primeiras conversas dos professores com seus discípulos foram feitas sob o abrigo de uma árvore. Então, a árvore foi a primeira escola, a primeira sala de aula. O projeto consiste na construção de um protótipo para uma sala de aula de educação ambiental, um espaço de aprendizado e descoberta que pode ser instalado em diferentes locais da rede de parques da Região Metropolitana de Barcelona. Sugere-se que ele também seja habitat para algumas espécies de animais, insetos, invertebrados, aves ... Deve ser um espaço aberto para o exterior: é necessário que, desde a sala de aula, as árvores sejam vistas, a luz seja percebida e o clima seja sentido.

© Marcela Grassi
© Marcela Grassi

A edificação é planejada como um módulo pré-fabricado, flexível e o mais econômico possível, capaz de responder aos diferentes requisitos de cada município para a educação ambiental. Portanto, três módulos são propostos (serviços, sala de aula e pergolado) que podem ser combinados formando diferentes configurações para responder às solicitações de cada local ou programa de atividades. Para o protótipo construído, os módulos de serviço e o módulo de sala de aula foram usados. Ele pode ser adaptado para qualquer local e orientação e pode ser construído com sistemas industrializados para otimizar tempo e custo. Sua construção com módulos de madeira pré-fabricados é feita diretamente na fábrica, e a montagem do módulo no local pode ser feita em poucas semanas.

© Marcela Grassi

As superfícies inclinadas permitem a instalação de placas para captação de energia solar, aproveitando também a água da chuva. Essa água canalizada, retorna à terra e irriga a vegetação plantada bem próxima a ela. Alguns animais e plantas do parque viverão graças a este pequeno pavilhão.

© Marcela Grassi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrer Víctor Hugo, 29, 08924 Santa Coloma de Gramenet, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sala de Aula K / BCQ Arquitectura" [AULA K / BCQ Arquitectura] 19 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911511/sala-de-aula-k-bcq-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.