Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Plano B Guatemala / DEOC Arquitectos

Plano B Guatemala / DEOC Arquitectos

Cortesía de DEOC Arquitectos Cortesía de DEOC Arquitectos Cortesía de DEOC Arquitectos Cortesía de DEOC Arquitectos + 22

El Paredón Buena Vista, Guatemala
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura DEOC Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura
  • Ano Projeto Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    CASA Guatemala, Cementos Progreso, Ferromax, Lola, Macizo, Proyecto Happiness
  • Coordenação da equipe de campo

    Arquiteto Dominique Cabrera
  • Estudo de Impacto ambiental

    Engenheiro Agrônomo, Juan Carlos Andrade
  • Estudo Hidrogeológico

    Engenheiro Jorge García Chiu, DON GARCÍA S.A.
  • Topografia

    Engenheiro Ulises Sánchez, RUMBO NORTE
  • Engenharia Civil

    Engenheiro Estuardo Ruano, FEDEPHASA
  • Engenharia Sanitária

    Engenheiro Luis Reyes Rimula, CCI
  • Engenharia Elétrica

    Engenheiro Luis Reyes, CCI
  • Execução do Protótipo Habitacional Inicial

    ASOCIACIÓN AMBIENTAL G-22
  • Supervisão do Protótipo Habitacional Inicial

    DEOC Arquitectos, Mynor Mogue, ASOCIACIÓN AMBIENTAL G-22
  • Documentação, Treinamento, Treinamento e Workshops Participativos com Famílias e Equipes Beneficiárias

    ASOCIACIÓN AMBIENTAL G-22
  • Doação de Terrenos

    PRISA S.A. y MAYCOM
Mais informações Menos informações
Cortesía de DEOC Arquitectos
Cortesía de DEOC Arquitectos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência para Plano B Guatemala é uma resposta à catástrofe ocasionada pela erupção do Vulcão de Fogo em junho de 2018. A associação ASIAPRODE iniciou o projeto buscado cobrir de forma integral as necessidades daqueles prejudicados através da construção de 26 lares. Por meio de um concurso aberto, DEOC Arquitectos projetou uma resposta que atende às demandas estabelecidas, ao perfil dos usuários e ao contexto natural.

Planta
Planta
Cortesía de DEOC Arquitectos
Cortesía de DEOC Arquitectos

O projeto consiste em um modelo de residência permanente para as famílias afetadas. Ocupa uma superfície coberta de 86 m2 dentro de um terreno de 8 metros de largura por 19 metros de profundidade. O programa arquitetônico se divide em dois módulos, contemplando a separação da área social, cozinha e lavabo em relação aos dormitórios por meio de um pátio interno. Foram minimizadas as circulações internas para garantir o aproveitamento do espaço.

Cortesía de DEOC Arquitectos
Cortesía de DEOC Arquitectos

Ao separar a área útil da casa em dois módulos é possível adaptar o espaço às condições da área e ao terreno no qual será construída. Além disso, o desenho permite um crescimento vertical sobre o módulo dos dormitórios, ou de forma horizontal, replicando o módulo de quartos em um terreno mais amplo.

Corte Longitudinal
Corte Longitudinal
Cortesía de DEOC Arquitectos
Cortesía de DEOC Arquitectos

A casa promove o estilo de vida rural que permanece em contato com o exterior, onde as famílias dividem seu espaço com o restante da comunidade, sua "família estendida" e animais domésticos. Por isso foi importante para o projeto abrir a casa a um pátio interno, conferindo versatilidade ao uso da residência. Isso permite que o estilo de vida local e os costumes da região se mantenham presentes e sejam passados para as gerações futuras.

Cortesía de DEOC Arquitectos
Cortesía de DEOC Arquitectos

A casa utiliza materiais de longa duração e de fácil manutenção, como blocos de concreto, bambu e lâminas galvanizadas. Utilizou-se o bloco em diversas configurações, obtendo uma superfície permeável que protege as áreas públicas da casa e, ao mesmo tempo, estabelece um fluxo de ventilação cruzada. Apesar de ser um modelo residencial replicável, levou-se em conta a possibilidade de adicionar cor ao interior dos blocos que compõem essa superfície externa, o que garante que cada família possa imprimir sua personalidade própria, gerando um sentido maior de propriedade e individualidade dentro de sua comunidade.

Cortesía de DEOC Arquitectos
Cortesía de DEOC Arquitectos

O projeto foi concebido como uma residência de auto-construção, na qual o processo de obra se encontra sob controle direto do usuário ou da comunidade como um todo. Ele utiliza um sistema tradicional de blocos e pilares no qual se adaptam as medidas dos espaços às medidas do materiais construtivos, evitando o desperdício e otimizando o tempo de obra.

Se quiser saber como é possível ajudar, acesse www.planbguatemala.org

Axonométrica
Axonométrica
Cortesía de DEOC Arquitectos
Cortesía de DEOC Arquitectos

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Plano B Guatemala / DEOC Arquitectos" [Plan B Guatemala / DEOC Arquitectos] 17 Fev 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911445/plano-b-guatemala-deoc-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.