Os melhores tutoriais de desenho para arquitetos no youtube

Seja pelas linhas um pouco trêmulas, os cantos com linhas passantes, as hachuras paralelas ou as letras em caixa alta, é inegável que os arquitetos desenvolveram um estilo de desenho com o passar do tempo. Por mais que as perspectivas à mão-livre não sejam mais a única forma de representação de um projeto de arquitetura, elas ainda têm uma importância enorme durante o processo projetual, tornando-se mais uma ferramenta de projeto do que uma forma de representação.  

Uma linha com espessura grossa demais, uma cor mal colocada, uma escala humana fora de proporção, pode chamar mais atenção do que queremos, de fato, mostrar no desenho. Mesmo para um croqui despretensioso e rápido, algumas regras são muito importantes. Além de, é claro, muito treino, algumas dicas ajudam a transformar um croqui ordinário em algo que você se orgulha e quer mostrar aos outros. Aproveitando o enorme acervo de vídeos do youtube, selecionamos alguns criadores de conteúdo que se dedicam a esse assunto e trazem dicas muito boas.

Eric Reinholdt mantém um canal no youtube com dicas valiosíssimas para quem se interessa por desenho, por arquitetura e pelo cotidiano da profissão. Além dos vídeos, ele se dedica ao seu escritório, o 30x40 Design Workshop, no Estado do Maine, Estados Unidos. Com uma linguagem muito clara e didática, repassa e demonstra conceitos simples que ajudam a aperfeiçoar os croquis.

Neste primeiro vídeo, “Como desenhar como um arquiteto”, ele expõe algumas técnicas básicas para se conseguir desenhos representativos e claros. Uma dica primordial é tomar muito cuidado com as espessuras das linhas, para que o que se quer mostrar, esteja mais evidenciado. O que está no fundo, deve ficar mais claro e fino. O que está em corte ou próximo dos olhos, é desenhado com linhas mais espessas. E isso se estende aos desenhos técnicos, mesmo os feitos no computador.

Já neste vídeo Eric mostra a confecção de um desenho, desde o zero até o final. Da lapiseira às canetinhas coloridas, o foco está em uma perspectiva axonométrica. É interessante entender a ordem em que cada recurso aparece, para evitar confusão no resultado final.

Outro canal interessante sobre o assunto chama-se Themodmin. Com um acervo de vídeos grande, ensina as mais diversas técnicas e dicas de desenhos. Neste primeiro vídeo, ele começa de um desenho básico, e mostra como a adição de texturas com linhas e hachuras pode transformar o croqui e expressar os materiais muito mais fielmente.

Cortes e axonométricas são ferramentas importantíssimas para os desenhos. Podem tornar o projeto muito mais compreensível e auxiliar na resolução de soluções. Esses vídeos abaixo do mesmo canal mostram como torná-los mais compreensíveis e dão algumas ideias de abordagens.

E, finalmente, para evidenciar as proporções do projeto e mesmo torná-lo mais animado e esteticamente agradável, escalas humanas, árvores e mesmo veículos são muito importantes. Abaixo veja dicas de como torná-los mais bonitos e fáceis de desenhar.

Por mais que os croquis pareçam muito fáceis quando visto nos vídeos, é evidente que o resultado no início não vai ser tão bom. O importante é tentar encontrar um estilo que te agrade e tente treinar diariamente. Lembre-se que o melhor desenhista é aquele que consegue mostrar sua ideia.

Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Os melhores tutoriais de desenho para arquitetos no youtube" 24 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911409/os-melhores-tutoriais-de-desenho-para-arquitetos-no-youtube> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.