Casa Passiva SMETVANDERVEKEN / denc!-studio

Casa Passiva SMETVANDERVEKEN / denc!-studio - Mais Imagens+ 20

Grimbergen, Bélgica
  • Arquitetos: denc!-studio; denc!-studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  234
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luc Roymans
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ceyssens, Daikin, Dantherm, Eternit
© Luc Roymans

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inicialmente os cliente, Ken e Wendy, não tinham planos de construir uma nova casa. Mas, ao herdarem um terreno, eles mudaram de ideia. Os dois desejavam votar pra casa depois de um dia de trabalho e encontrar uma casa espaçosa e aberta, com luz natural e focada na interação pessoal. 

© Luc Roymans
Planta - 2º e 3º Pavimento
© Luc Roymans

As funções de estar foram organizadas nos dois primeiros andares: a cozinha e a sala de jantar no térreo, a sala de estar e o escritório no segundo andar. Um grande vazio conecta essas funções. Uma malha estendida - geralmente usada como proteção contra quedas em obras - dá uma função adicional a esse vazio. É um ótimo lugar para ler um livro, sair ou jogar.

© Luc Roymans

Um antigo retrato de pescadores africanos recebeu um lugar muito adequado acima deste vazio. A mesma malha também é usada ao longo da escada como o guarda-corpo. O uso da malha ajuda a criar uma entidade espaçosa e leve através de todas as áreas de estar.

© Luc Roymans
Corte
© Luc Roymans

O conceito de planta aberta permite mudanças futuras na organização interna. A despensa, as escadas e o banheiro são projetados da forma mais compacta possível, resultando em uma área de estar mais ampla e espaçosa. Posicionada como tal, a largura e profundidade total da casa podem ser experimentadas em ambos os andares. O terreno vizinho pertence ao irmão da cliente, que deixou claro que não construiria imediatamente, trazendo vantagens e desvantagens ao projeto.

© Luc Roymans

Neste caso, a parede divisória  ficaria exposta ao tempo durante anos. Como resultado, esta parede teve que ser isolada consideravelmente e coberta com revestimento de fachada. Esta fachada provisória é agora considerada e concebida como uma fachada completa terminada da mesma forma que a fachada frontal e posterior, tornando assim a casa um monólito oposto a uma casa geminada. Para dar à casa um toque aconchegante e uma natureza lúdica, os batentes da janela são revestidos em madeira.

© Luc Roymans

Enquanto a casa vizinha não é construída, o terreno é usado como um jardim extra para as crianças. As sobras do solo escavado são usadas para criar encostas e colinas lúdicas no jardim.

© Luc Roymans

A fachada da frente recebeu grades que têm função polivalente. Primeiramente, funcionam como uma separação da área pública, além de também funcionarem como um guarda-corpo para a varanda no segundo andar. Atrás desta grade encontra-se um galpão de bicicleta, bem como o acesso principal à porta da frente. Da porta da  frente é possível ter uma visão geral do piso térreo, chegando até o quintal.

© Luc Roymans

Dentro da casa, o interior é caracterizado por uma variedade de materiais rugosos e quentes. A estrutura é bastante simples: lajes de concreto visíveis se estendem de parede a parede e uma estrutura de madeira é envolvida em torno dela, funcionando como uma capa isolante. O acabamento interior desta estrutura de madeira é feito em compensado e não necessita de trabalhos de pintura caros e demorados. O resultado é uma interessante mistura de móveis “padrão”, “embutidos” e “vintage”.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Passiva SMETVANDERVEKEN / denc!-studio" [Passive Rowhouse SMETVANDERVEKEN / denc!-studio] 06 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911403/casa-passiva-smetvanderveken-denc-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.