O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura De Uso Misto
  4. China
  5. Mecanoo
  6. 2019
  7. Centro Cultural Longgang / Mecanoo

Centro Cultural Longgang / Mecanoo

  • 17:00 - 17 Fevereiro, 2019
  • Curadoria de Paula Pintos
  • Traduzido por Giovana Martino
Centro Cultural Longgang / Mecanoo
© Zhang Chao
© Zhang Chao

© Zhang Chao © Zhang Chao © Zhang Chao © Zhang Chao + 23

  • Arquitetos

  • Localização

    Shenzhen, Guangdong, China
  • Arquitetos Locais

    CCDI
  • Área

    95000 m²
  • Ano do projeto

    2019
  • Fotografias

© Zhang Chao
© Zhang Chao

Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade de Shenzhen tem crescido consideravelmente desde que foi nomeada como uma "Área Econômica Especial" na década de 1980. Grandes estruturas transformaram a paisagem da cidade ao mesmo passo que sua população cresceu. Localizada no distrito de Longgand, o Centro Cultural contribuí com um programa culturalmente variado e um edifício icônico.

© Zhang Chao
© Zhang Chao
© Zhang Chao
© Zhang Chao

Conector Urbano

Implantado em um longo e estreito terreno de 3.8 hectares, e com restrições legislativas consideráveis, o edifício conecta seu entorno ao dividir o programa em volumes separados. As passagens entre esses volumes são alinhadas com as ruas, promovendo e conectando o novo distrito empresarial no lado oeste com o parque na parte leste. 

© Zhang Chao
© Zhang Chao

Os volumes têm seus perímetros arredondados, os quais servem não somente para enquadrar vistas da paisagem ao redor, mas também como definidoras de espaços públicos e guias para o percurso dos pedestres. Essas formas também canalizam os ventos e proporcional proteção do sol e da chuva. Além disso, ao compartilhar a mesma linguagem formal, de gabarito e de materialidade, os volumes compõem uma forma coesa sem precisar de uma fachada única. 

© Zhang Chao
© Zhang Chao

Programa Cultural Diversificado

O Centro Cultural Longgang tem quatro elementos programáticos: um museu de arte, um centro de juventude, um centro dedicado a ciência e uma livraria. O centro de ciências foca suas atividades em espaços para jovens e crianças terem acesso à ciência. Próximo a ele, o centro de juventude oferece espaços para encontros e atividades extracurriculares como música e esportes. O museu combina arte pública nos pavimentos superiores, com um centro de planejamento urbano no nível térreo e no subsolo. Finalmente, o último dos programas, e o com maior área, é a biblioteca, que têm espaço de loja e também pra exposições. Ao locar as entradas na praça coberta, os vários programas culturais podem se estender para a área externa. 

© Zhang Chao
© Zhang Chao

Interior Escultural 

A estrutura concretada in-loco foi projetada para se tornar parte da experiência do visitante. Andar pelo edifício é como se ver dentro de uma escultura de concreto. As fachadas integram vigas, pilares e estruturas centrais, que resultam em um edifício no qual tudo é revelado. O pé-direito alto em algumas partes perimetrais se torna um espaço onde o visitante consegue ter uma noção da grandeza de todos os elementos estruturais. 

© Zhang Chao
© Zhang Chao

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro Cultural Longgang / Mecanoo" [Longgang Cultural Centre / Mecanoo] 17 Fev 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911344/centro-cultural-longgang-mecanoo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.