Casa da Arquitectura promove exposição sobre a obra do arquiteto brasileiro Fabio Penteado

Autor de projetos de grande porte como o clube Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo, o Centro de Convivência Cultural, em Campinas, e o Parque Cecap, em Guarulhos, o arquiteto paulista Fabio Penteado (1929-2011), que completaria 90 anos no próximo mês de junho, terá sua obra revisitada em uma exposição em Portugal. 

Com curadoria de Francesco Perrotta-Bosch, Irradiações inaugura dia 23 de fevereiro na Casa da Arquitectura, localizada em Matosinhos, cidade na região do Porto. Serão abordados cinco projetos de matrizes radiais desenvolvidos pelo arquiteto nos anos 1960, evidenciando sua atenção para as dimensões coletiva e pública dos espaços.

A seleção destaca 14 desenhos originais do Monumento da Playa Girón (Cuba, 1962), Monumento Comemorativo aos Trinta Anos (Goiânia, 1965), Mercado do Portão (Curitiba, 1965), Teatro de Ópera (Campinas, 1966) e do Centro de Convivência Cultural (Campinas, 1967-68). 

Teatro de Ópera. Image Cortesia de Arquivo Fabio Penteado
Desenhos originais do Teatro de Ópera.. Image Cortesia de Arquivo Fabio Penteado

Além dos desenhos, informações variadas e textos curatoriais dos projetos, uma grande maquete do Centro Cultural de Convivência será apresentada na mostra, que tem design gráfico de Celso Longo e Daniel Trench e expografia de Juliana Prado Godoy. 

Monumento dos Trinta Anos de Goiânia. Image Cortesia de Arquivo Fabio Penteado

Irradiações é a primeira ação realizada pelo Arquivo Fabio Penteado, criado para difundir e preservar a obra do arquiteto, com coordenação de sua filha, Adriana Moura Penteado. O acervo com mais de dez mil itens também tem curadoria de Perrotta-Bosch. Outras ações estão previstas para este ano, como o lançamento do site com acervo digitalizado, a publicação de sua primeira biografia e uma retrospectiva em São Paulo.

Monumento a Playa Giron. Image Cortesia de Arquivo Fabio Penteado
Mercado do Portão. Image Cortesia de Arquivo Fabio Penteado

Acompanhe o trabalho do Arquivo Fabio Penteado no Instagram e Facebook.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Casa da Arquitectura promove exposição sobre a obra do arquiteto brasileiro Fabio Penteado" 21 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911186/casa-da-arquitectura-promove-exposicao-sobre-a-obra-do-arquiteto-brasileiro-fabio-penteado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.