Casa Praia Vermelha / Nitsche Arquitetos

Casa Praia Vermelha / Nitsche Arquitetos

Casa Praia Vermelha / Nitsche Arquitetos - Janela, Banco, VigaCasa Praia Vermelha / Nitsche Arquitetos - JardimCasa Praia Vermelha / Nitsche Arquitetos - Janela, FachadaCasa Praia Vermelha / Nitsche Arquitetos - JardimCasa Praia Vermelha / Nitsche Arquitetos - Mais Imagens+ 16

Praia Vermelha, Brasil
  • Arquitetos: Nitsche Arquitetos; Nitsche Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  387
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dinaflex, Jmar Esquadrias Metálicas, Panisol, Pedras Bellas Artes, Polysistem, Portobello, Uniflex, Useplac, Vidrotil
  • Coordenadores De Projeto: André Scarpa, Tiago M. Kuniyoshi
  • Colaboradores: Rosário Pinho, Rodrigo Tamburus
  • Construção: Marcos Penteado, Tecnomar Engenharia SS
  • Projeto E Execução Da Estrutura De Madeira: Eng. Hélio Olga, Ita Construtora
  • Projeto Da Estrutura De Concreto: Eng. Pedro Telecki, Telecki Arquitetura de Projetos
  • Projeto De Instalações Hidráulicas E Elétricas: Eng. José Augusto Guimaro, G&A Guimaro & Associados Engenharia
  • Paisagismo: Dora Celidonio
  • Projeto Luminotécnico: Ricardo Heder, Lux Projetos
  • Design De Interiores: Nitsche Arquitetos, Ana Cláudia Sá
  • Arquitetos Responsáveis: Lua Nitsche, Pedro Nitsche
  • Cidade: Praia Vermelha
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Praia Vermelha / Nitsche Arquitetos - Janela, Fachada
© Cacá Bratke

Descrição enviada pela equipe de projeto. A chegada com amplo espaço para veículos, depósito para coisas de praia, banheiro de serviço, chuveirão e lava pés, além de aquecedores e máquinas de ar condicionado. Junto ao morro a piscina e sua extensão de concreto. Em seguida uma grande varanda linear na frente de toda sala.

Casa Praia Vermelha / Nitsche Arquitetos - Jardim
© Cacá Bratke

Ou seja, a casa acontece toda no nível superior e voltada para o morro, com o espaço descoberto da piscina, a grande sala de convívio e em seguida os 4 quartos alinhados voltados para rua. O acesso a esse espaço suspenso de dá por uma escada aberta.

Casa Praia Vermelha / Nitsche Arquitetos - Janela, Banco, Viga
© Cacá Bratke
Corte Longitudinal
Casa Praia Vermelha / Nitsche Arquitetos - Janela
© Cacá Bratke

A casa da Praia Vermelha representou o desafio de construir em um morro de mata nativa intocada numa das mais belas praias do Litoral de São Paulo. A Praia Vermelha do Sul se destaca não só pela sua beleza natural de mata atlântica nativa, mas também pela implantação das construções e ruas de acesso do condomínio, com respeito ao meio ambiente, sem casas na beira da praia, muros ou luzes excessivas.

Casa Praia Vermelha / Nitsche Arquitetos - Jardim
© Cacá Bratke

A casa é formada por uma estrutura suspensa, pré-fabricada de madeira laminada colada, sustentada por seis pilares distribuídos em duas fileiras recuadas, configurando dois balanços laterais simétricos. Uma segunda plataforma, de concreto, ancorada no terreno pela plataforma de concreto da piscina. O travamento da estrutura é feito por dois pares de tirantes em “x”, horizontais, fixados diretamente nas vigas principais. Placas cimentícias fixadas nas vigas secundárias servem como formas para a laje de concreto, que recebe argila expandida em sua constituição, de modo a tornar a estrutura mais leve.

Casa Praia Vermelha / Nitsche Arquitetos - Prateleira, Cadeira, Janela, Viga
© André Scarpa
Planta - Pavimento Superior

O acesso à casa é feito através de uma plataforma térrea, que corta cuidadosamente o terreno em aclive.  O programa principal é distribuído em uma plataforma suspensa, composta por oito módulos retangulares de 3,40m x 5,70m. A escada de madeira que liga o pavimento da garagem à plataforma suspensa ocupa um módulo. Os quatro módulos voltados para a mata que cresce entre a casa e a rua configuram a parte íntima da casa, com quatro quartos e dois banheiros. Os três módulos restantes formam um espaço continuo de convívio, com sala de estar, sala de televisão e cozinha. A divisão entre os quartos e a área convívio é feita por um grande móvel suspenso de MDF. O móvel é dupla-face, ora servindo aos ambientes da sala, ora servindo aos quartos.

Casa Praia Vermelha / Nitsche Arquitetos - Janela, Fachada
© Cacá Bratke

Uma cobertura metálica termo-acústica e laterais de telha translucida de policarbonato alveolar cobrem e envolvem a casa como uma casca estanque. Grandes beirais avançam para além dos quartos e da área de convívio, protegendo a estrutura da água, e permitindo que as janelas permaneçam abertas nos dias quentes e chuvosos, frequentes nessa região do país.

Casa Praia Vermelha / Nitsche Arquitetos - Janela, Jardim
© Cacá Bratke

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Praia Vermelha / Nitsche Arquitetos" 20 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911144/casa-praia-vermelha-nitsche-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.