Casa RiM / RM Arquitectura

Casa RiM / RM Arquitectura - Mais Imagens+ 26

Alcúdia, Espanha
  • Arquitetos: RM Arquitectura; RM Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  228
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tomeu Canyellas
Mais informaçõesMenos informações
© Tomeu Canyellas

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa RiM está localizada a poucos metros do mar na costa norte da ilha de Maiorca em uma área arborizada com pinheiros, carvalhos e oliveiras. A premissa do projeto era integrar uma moradia de vanguarda adaptada ao meio ambiente dentro da floresta. Uma residência aberta para o exterior nos meses de verão com grandes áreas de estar ao ar livre e piscina; e ao mesmo tempo preparada para os meses de inverno.

Planta - térreo
© Tomeu Canyellas

O estúdio Rmarquitectura em conjunto com o estúdio de design de interiores Rimirim foram responsáveis pela realização deste projeto peculiar. O trabalho foi executado pela Construtora Islabau. A equipe formada por Vero Montijano, Jaume Colom e Biel Rechach, propôs a distribuição da casa em uma única planta integrada à topografia do terreno. O conceito era adaptar a edificação ao ambiente, mantendo a arquitetura tradicional com um toque de vanguarda utilizando materiais da região. Aberturas de fachada cruzadas são propostas para facilitar a circulação de ar na casa com um sistema de aletas verticais.

© Tomeu Canyellas

A distribuição da casa é caracterizada pelo arranjo alinhado dos volumes que a compõem. O primeiro é um cubo completamente coberto com pedra da região que se torna independente da área de acesso do terraço ao ar livre. Este volume abrigará as instalações gerais, piscina e cozinha ao ar livre. A equipe de design de interiores usou como premissa a adaptação ao ambiente; utilizando a madeira para mobiliário e iluminação, e linho nas partes têxteis.

© Tomeu Canyellas

Os espaços de pé-direito duplo são mobiliados com móveis de formas retas e simples, mas levam em conta as proporções dos ambientes. As áreas interiores são abertas e muito espaçosas, o que dá uma sensação de frescor. Para compensar esse sentimento e tornar cada canto da casa mais agradável e aconchegante, optamos por usar cortinas em tecidos naturais, como linho. Por sua vez, utiliza-se lâmpadas decorativas para dar calidez a cada cômodo e criar um ambiente familiar.

Planta Geral e Corte Longitudinal
© Tomeu Canyellas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa RiM / RM Arquitectura" [Casa RiM / RM Arquitectura] 15 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911131/casa-rim-rm-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.