Uma Casa para Laura / Faculdade de Arquitetura, Desenho, Arte e Urbanismo da Universidade de Morón

Uma Casa para Laura / Faculdade de Arquitetura, Desenho, Arte e Urbanismo da Universidade de Morón

Uma Casa para Laura / Faculdade de Arquitetura, Desenho, Arte e Urbanismo da Universidade de Morón - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Facultad de Arquitectura, Diseño, Arte y Urbanismo de la Universidad de Morón; Facultad de Arquitectura, Diseño, Arte y Urbanismo de la Universidad de Morón
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  36
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Rothoblaas, Dicky, Distribuidora cómodo, Ducasee industrial, Inrots, Parex-Group, Weber, delind, krasur s.r.l.
© Cortesía Una Casa para Laura
  • Reitor Um Fadau: Alejandro Borrachia
  • Cadeira Pfi Um Fadau: B+ S + B y Asociados - Borrachia - Salaberry - Barroso
  • Equipe De Professores Um Fadau: Jorge Barroso, Carlos Salaberry, Fernando Pini, Pablo Itzcovich, Alejandro Lowus, Alejandro Albistur, Gabriel Sottile, Agustin Moscato
  • Diretor Escritório Paaf: Gastón Budin
  • Professores Assessores Escritório Paaf: Sebastian Cechetti, Vanesa Franco Gomez
  • Coordenador Do Município De Tigre: Guillermo Lanza
  • Autores: Florencia Cóppola, Giuliana Zalazar, Mariano Lima, Nathalí Rusterholz, Luis Seoane
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Cortesía Una Casa para Laura

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dentro do Programa Acadêmico de Assistência Federal, conhecido como "PAAF!", da Universidade de Morón, tivemos que desenhar, projetar, gerir e construir um módulo de habitação social para o Delta, o qual seria direcionado para uma mulher chamada Laura, que teve sua casa incendiada em 2017 e perdeu tudo o que tinha.

© Cortesía Una Casa para Laura

Entendendo as características de Delta, suas vantagens e desvantagens, projetamos um sistema construtivo pré-fabricado. Esse sistema deveria incorporar um conceito muito importante, o de "Projeto Potencial". Gerar uma arquitetura de tipo potencial é para nós criar uma peça arquitetônica que seja uma oportunidade para o usuário, que tenha a possibilidade de expandir-se ou modificar-se facilmente e a baixo custo.

Módulos de montagem
© Cortesía Una Casa para Laura

Desenhamos um sistema constituído por uma "Meta-estrutura ou Estrutura primária" em módulos de 3 por 3 metros. Essa estrutura teria um setor que receberia o fechamento para conformar a residência, e um setor com a estrutura aparente que funcionaria como espaço semi-coberto e que futuramente poderia receber uma ampliação da casa. Essa estrutura responde aos conceitos de flexibilidade e de possibilidade de repetição, já que por ser tão simples em sua execução, é facilmente reprodutível e as dimensões do módulo permitem a flexibilidade de mudar o uso, ou seguir adicionando módulos à estrutura principal.

© Cortesía Una Casa para Laura

Por outro lado, deveríamos responder à questão das inundações. A cota máxima na ilha é de 1,50 metros, mas tomamos a decisão de elevar a casa a 2,40 metros para que assim pudéssemos fazer uso ativo da PB, já que a vida no Delta tem justamente a ver com estar no ambiente externo e vivenciar a natureza. Desta maneira, geramos três espaços diferentes: um de entrada e deleite (o deque), um de serviços e um espaço "potencial" de futura expansão. 

Argumento

Em relação à materialidade do módulo, sabíamos que deveríamos escolher materiais leves, já que deveriam ser de fácil transporte até a ilha e pela baixa capacidade portante do solo. Escolhemos como material estrutural perfis PGC de aço, pois são leves e nos ajudariam a reduzir o volume de material que precisaríamos. Por outro lado, devido à demanda de reduzir o tempo e agilizar a construção, o módulo deveria ser pré-fabricado em uma oficina (3 meses) e seria montado na ilha em um período de 10 dias, assim poderíamos otimizar o prazo construtivo de forma geral.

© Cortesía Una Casa para Laura
Pergolados

O entorno do Delta pode ser uma ameaça durante o verão, já que as temperaturas são elevadas, por isso decidimos instalar um pergolado externo. Aproveitamos a própria vegetação do lugar para projetar "pérgolas vegetais", que são basicamente painéis de malhas eletrossoldadas sobre os quais a vegetação pode subir e gerar sombra. Esses painéis não apenas funcionam como pérgola, mas também como fechamento, delimitando os setores e contribuindo na conformação do acesso ao módulo.

© Cortesía Una Casa para Laura

Em termos de implantação, entendemos que não desejávamos modificar a essência do local, por isso dispusemos a implantação do módulo em um quadrante da parte da frente do terreno, que é também a parte mais alta do mesmo.

No que se refere ao desenho arquitetônico, o módulo apresenta uma arquitetura muito permeável e leve. Está dividido em dois pavimentos, um térreo ativo, onde encontramos o acesso/estar, a área de serviços com os tanques de água, e um segundo pavimento, mais privado, onde encontramos um novo deque fortemente relacionado com o entorno, lugar potencial para fechar e ampliar a superfície coberta da residência. Por último, nos 18 m2 de residência, encontramos um pavimento muito sintético, formado por um espaço livre onde acontecem as atividades de estar, refeições e dormir, além de um segundo espaço dividido para os serviços.

© Cortesía Una Casa para Laura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Uma Casa para Laura / Faculdade de Arquitetura, Desenho, Arte e Urbanismo da Universidade de Morón" [Una Casa para Laura / Facultad de Arquitectura, Diseño, Arte y Urbanismo de la Universidad de Morón] 13 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911078/uma-casa-para-laura-faculdade-de-arquitetura-desenho-arte-e-urbanismo-da-universidade-de-moron> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.