Roriz Social Project / pema studio

Roriz Social Project / pema studio - Fachada
© pema studio

Roriz Social Project / pema studio - Fachada, JanelaRoriz Social Project / pema studio - Imagem 2 de 23Roriz Social Project / pema studio - BancadaRoriz Social Project / pema studio - Porta, JanelaRoriz Social Project / pema studio - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: pema studio; pema studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  43
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:pema studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CIN, Cinca, Granifofo, Grohe

Descrição enviada pela equipe de projeto.
“Roriz Social Project” é um projeto que vem servir a população. O estudo incidiu sobre algumas instalações sanitárias de uso público a necessitar de intervenção urgente. Um espaço outrora em degradação e disfuncional cuja requalificação assenta em três princípios fundamentais: a funcionalidade do espaço, os limites orçamentais impostos e o respeito pelo contexto, espírito e história deste lugar.

Roriz Social Project / pema studio - Porta, Janela
© pema studio
Planta

Todo o desenvolvimento do projeto partiu de um claro problema funcional, o acesso a uma sala de armazenamento que era feito a partir da entrada nos sanitários masculinos. Como resposta a este problema o projeto acabou por ser desenvolvido em torno da criação de uma única entrada no edifício, que se assume como um prolongamento da via pública para o seu interior e dá acesso direto a esta sala de armazenamento, é a partir desta nova “rua interior” que é feito o acesso aos sanitários masculino e feminino.

Roriz Social Project / pema studio - Janela, Fachada
© pema studio
Roriz Social Project / pema studio - Janela, Porta, Fachada
© pema studio
Elevação

A escolha do gradeamento em ferro oxidado estabilizado surge do contexto histórico de toda esta massa edificada, uma antiga cadeia desta região da qual ainda permanece o gradeamento fortemente oxidado nas pequenas janelas.

Roriz Social Project / pema studio - Porta
© pema studio

O lavatório monolítico em granito, pedra abundante nesta região, assume-se de forma imponente e traduz o oficio do trabalhar na pedra, uma arte outrora comum nas pessoas deste local que se encontra neste momento em vias de extinção.

Axonométrica - Bancada
Roriz Social Project / pema studio - Janela, Bancada, Pia, Banheiro
© pema studio

A tudo isto acresce a vontade em fazer algo contemporâneo, provocador e descontraído que consiga questionar os paradigmas da típica obra pública local.

Roriz Social Project / pema studio - Janela
© pema studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Roriz, Santo Tirso, Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Roriz Social Project / pema studio" 16 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910883/roriz-projeto-social-pema-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.