Casa AD-01 / Díaz Fernández Arquitectos

Casa AD-01 / Díaz Fernández Arquitectos - Mais Imagens+ 21

Huentaleuquen, Chile
  • Arquitetos: Díaz Fernández Arquitectos; Díaz Fernández Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  198
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arauco, CHC, Ducasse Industrial, MK, Masisa, Sudpanel
  • Cálculo Estrutural: Tomas Yañez
  • Construção: Díaz Fernández Arquitectos
  • Custo: 28 UF x m2 (aprox.)
  • Arquitetos Responsáveis: Simón Díaz Santis / Javier Fernández Cunill
  • Cidade: Huentaleuquen
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Simón Díaz Santis

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desenvolver um projeto no meio do deserto foi o desafio desta encomenda, que demandava tanto a arquitetura, quanto a construção por parte de nosso escritório. Esta casa de férias se localiza em uma nova urbanização da IV Região em frente a uma praia chamada "Agua Dulce" a 270 km da cidade de Santiago, Chile. O cenário é um deserto seco, agreste e varrido pelo vento, que se encontra com o mar em um dos primeiros assentamentos humanos da América Latina.

Planta - Primeiro Pavimento
© Simón Díaz Santis

Dois volumes aparecem como protagonistas do projeto. O primeiro, levemente elevado em um primeiro pavimento onde se alinham os ambientes orientados para o horizonte marítimo, e o segundo em um pavimento superior, projetando-se como um píer em frente ao mar e buscando as melhores vistas. No ponto onde ambos os volumes se encontram, aparecem os recintos comuns e de encontro familiar, com espaços generosos em suas alturas e dimensões, que se projetam com uma abertura total para a varada e uma fachada envidraçada para o acesso. Assim, o projeto é completamente atravessado visualmente, sem perder a necessária intimidade do lar.

© Simón Díaz Santis

Os ritmos do deserto são lentos e costumam ser imperceptíveis, motivo pelo qual decidimos evidenciar a passagem do tempo revestindo com pranchas metálicas de oxidação controlada na fachada de acesso. Esse revestimento foi combinado em cores e texturas com madeiras nativas, unindo todo o projeto como uma obra integral. O resultado é um projeto que propõe integrar-se à paisagem e estabelecer uma relação com seu entorno enquanto envelhece, entregando espaços acolhedores e de encontro para a família que o habita.

Cortes A e B
© Simón Díaz Santis

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa AD-01 / Díaz Fernández Arquitectos" [Casa AD-01 / Díaz Fernández Arquitectos] 14 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910857/casa-ad-01-diaz-fernandez-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.