Apartamento Consolação / SOEK Arquitetura

Apartamento Consolação / SOEK Arquitetura - Bancada, Cozinha, CadeiraApartamento Consolação / SOEK Arquitetura - Janela, Mesa, Sofá, VigaApartamento Consolação / SOEK Arquitetura - Pia, JanelaApartamento Consolação / SOEK Arquitetura - DormitórioApartamento Consolação / SOEK Arquitetura - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: SOEK Arquitetura; SOEK Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  110
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafael Renzo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artefatos Engenharia Metálica, Dpot, Marcenaria Contemporânea, Porto Design, Unibox

Descrição enviada pela equipe de projeto.
A reforma do apartamento foi realizada para um médico recém-formado com uma grande coleção de livros e uma paixão pela música clássica. A partir do cliente, o projeto foi desenvolvido para permitir que a identidade dele fosse colocada em primeiro plano, se sobrepondo à arquitetura em si, que serve apenas como cenário, e onde os objetos que a ocupa lhe garantem qualidade.

Apartamento Consolação / SOEK Arquitetura - Janela, Mesa, Sofá, Viga
© Rafael Renzo
Apartamento Consolação / SOEK Arquitetura - Sofá, Madeira, Prateleira, Viga
© Rafael Renzo

O projeto se desenvolveu ao redor do piano de 1/4 de cauda que será colocado na sala. Ao redor deste foi proposto um banco contínuo que abriga em seu interior uma grande quantidade de livros e que possibilita inúmeras formas de utilizar a sala. Em seu momento mais lúdico, esse banco serviria como os assentos da plateia em torno da apresentação que seria realizada no apartamento. A iluminação por meio de spots cênicos reforça esta referência teatral, mantendo a configuração da sala em aberto.

Apartamento Consolação / SOEK Arquitetura - Prateleira
© Rafael Renzo
Croqui
Apartamento Consolação / SOEK Arquitetura - Mesa, Janela, Madeira, Prateleira, Viga
© Rafael Renzo

O apartamento, que antes era composto por ambientes pequenos e segregados, foi reformado de forma a integrar e ampliar todos os espaços, garantindo qualidade e claridade. A sala e a cozinha, juntas, compõe o espaço social do apartamento que pode abrigar uma grande quantidade de pessoas. Estes espaços de uso social são marcados pelo forro em concreto, da construção original, que foi revelado ao se descascar a laje.

Apartamento Consolação / SOEK Arquitetura - Imagem 11 de 24
© Rafael Renzo

Ao anexar um dos quartos à sala, foi possível ampliar uma das janelas gerando uma vista de 180 graus da cidade. O espaço íntimo do apartamento foi reformado de maneira a criar duas suítes (a principal com closet) e um lavabo independente, onde antes havia uma suíte, um banheiro e um quarto de empregada. Nestes ambientes, o forro em gesso aliado à uma marcenaria baixa configura o espaço reservado do apartamento.

Apartamento Consolação / SOEK Arquitetura - Janela, Madeira, Cama, Dormitório
© Rafael Renzo
Apartamento Consolação / SOEK Arquitetura - Pia, Banheiro
© Rafael Renzo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cerqueira César, São Paulo - State of São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Consolação / SOEK Arquitetura" 24 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910799/apartamento-consolacao-soek-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.