Casa Descuadra / P-M-A-A

Casa Descuadra / P-M-A-A - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: P-M-A-A; P-M-A-A
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  160
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografías:José Hevia
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Entre duas empenas, como se fosse uma espécie de adjetivo, este é um projeto de intervenção em uma estrutura existente que foi levada à cabo graças à teimosia de uma grande família que nunca chegou a um consenso para se desfazer dela. Ninguém mais morava lá, até que um grande amigo da família decidiu cuidar dela e torná-la sua nova morada em Barcelona.

© José Hevia

Como um presente grego o projeto de reforma levou mais de sete anos para ser concluído, até muito recentemente. O projeto serviu como um guia de reforma, a qual eu e outras pessoas estivemos executando sem a ajuda de nenhum especialista.

© José Hevia

A única relação da casa com o espaço da rua se dá através da porta da garagem (recém construída) que serve como acesso além de uma janela existente no térreo, ornamentada por una jardineira que invade e toma conta da varanda.

© José Hevia

Em um primeiro momento entendemos que a casa foi anexada à garagem/oficina como um novo “espaço principal”. O resto dos espaços da casa são complementares a ela e por sua vez, respondem de uma maneira mais ou menos intuitiva às necessidades habituais de uma casa para uma única pessoa. A cozinha ocupa uma posição central e atua como um espaço de conexão junto à um pátio interno. A sala de jantar e estar ocupa espaços existentes e se voltam também para o pátio interior da quadra. Ao fundo, no pátio posterior, um escritório se converte em uma espécie de voyeur ou um mero expectador da casa em si.

© José Hevia

A escada que dá a vota na cozinha nos leva ao segundo pavimento, um espaço complementar, desnecessário no térreo compacto. Um armário (sim, um armário) serve de divisão entre os quartos de dormir que se relacionam hora com o pátio hora com a rua.

© José Hevia

A fachada interior da quadra é resultado da soma das necessidades dos seus espaços interiores. Uma escada percorre este espaço levando-nos à cobertura, aquela que transformou-se no espaço mais amplo da casa (entre duas empenas) e será seu futuro salão de festas. Esta será uma mudança que está por vir, a continuidade deste projeto permanente de reconstrução.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Descuadra / P-M-A-A" [Casa Descuadra / P-M-A-A] 12 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910743/casa-descuadra-p-m-a-a> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.