GAP / Gerardo Valle P. Arquitectos Asociados

GAP / Gerardo Valle P. Arquitectos Asociados - Mais Imagens+ 28

  • Construção: Construtora Marchetti
  • Cálculo Estrutural: Luis Soler P. & Asociados
  • Arquitetos Autores Da Obra: Gerardo Valle P.
  • Equipe De Projeto: Gerardo Valle P., Mario Magaña V.
  • Cidade: La Reina
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Aryeh Kornfeld

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto GAP da Grange School, localizado no bairro de La Reina, Santiago, nasceu da necessidade de reformar algumas infraestruturas escolares existentes que, devido à passagem do tempo e à mudança de requisitos, tiveram de ser reajustadas.

© Aryeh Kornfeld

O requerimento incluiu a reabilitação de um edifício existente e a remodelação do seu interior. Buscou-se aumentar sua capacidade e incorporar alguns programas, melhorando as instalações e transformando a fachada e os espaços ao ar livre.

Isométrica em Camadas
© Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld

O edifício é composto por três partes, onde a principal é uma grande nave central que contém as várias quadras de esporte. Neste espaço destaca-se a estrutura metálica de vigas reticuladas que são apoiadas em pilares de concreto armado, economizando 25 metros de luz.  A nave possui claraboias que permitem uma iluminação zenital orientada para o sul que fornece luz indireta ao local.

© Aryeh Kornfeld

No extremo sul, que conta com dois pavimentos, situa-se o principal acesso à edificação, sobre este, por sua vez, há um salão de esportes e reuniões. Camarins e banheiros são distribuídos em ambos os níveis para alunos e professores.
Ao norte da edificação estão os escritórios do departamento de esportes e depósitos de equipamentos esportivos. No subsolo há instalações e uma sala de aquecimento.

© Aryeh Kornfeld
Planta - Primeiro pavimento
© Aryeh Kornfeld

O novo projeto envolveu uma modificação da fachada antiga. Isso foi trabalhado com um envoltório metálico e uma nova volumetria gerando uma mudança de imagem e um caráter contemporâneo que permite ao novo edifício um diálogo harmonioso com o seu contexto.

© Aryeh Kornfeld
Planta - Segundo pavimento

O volume foi trabalhado com linhas simples que marcam a horizontalidade e mantem a escala do local.

Com o acesso, a horizontalidade é rompida por meio de uma moldura grande que destaca a entrada. No exterior, foi acrescentado um corredor coberto, numa estrutura metálica que forma um espaço intermediário entre o edifício e o pátio onde foi instalado um ambiente com guarda-volumes. As arquibancadas também foram projetadas ao longo da fachada principal que, além de ser uma extensão do ginásio para o pátio, servem como uma sala de aula ao ar livre e um local para reuniões e permanência.

Corte B
Detalhes
© Aryeh Kornfeld

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:La Reina, Região Metropolitana, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "GAP / Gerardo Valle P. Arquitectos Asociados" [GAP / Gerardo Valle P. Arquitectos Asociados] 03 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910683/gap-gerardo-valle-p-arquitectos-asociados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.