Exposição "Siza – Unseen & Unknown" mostra o lado sensível e pessoal da obra de Álvaro Siza

Álvaro Siza nasceu em 1933, mesmo ano em que a Bauhaus fechou suas portas. Talvez ele seja o último modernista em atividade, ou, pelo menos, a voz mais significativa a ainda carregar o inconcluso projeto moderno século XXI adentro. A exposição Siza - Unseen and Unknowi, que inaugura no dia 20 de fevereiro na Tchoban Foundation, em Berlim, apresenta uma série de cem croquis que narram a obra do mestre português, entremeada pelo projeto moderno e por questões pessoais.

Os desenhos apresentados, selecionados pelos curadores António Choupina e Kristin Feireiss, fazem parte do arquivo pessoal de Siza, ou pertencem a familiares e amigos próximos, e ajudam a construir uma tela fragmentada cujo foco maior está mais nas relações pessoais do arquiteto - com destaque para sua falecida esposa Maria Antónia Siza (1940-1973) - do que em seu legado arquitetônico. 

New Orleans Towers, 2003. Roterdã, Países Baixos. © Álvaro Siza. Image Cortesia de Arquivo Álvaro Siza, Porto

Além dos croquis de Siza, a exposição exibirá também desenhos nunca antes trazidos ao público feitos por sua esposa, seu filho, Álvaro Leite Siza, e seu neto, Henrique Siza. 

Desenho do neto de Siza, Henrique Siza. © Henrique Siza. Image Cortesia de Arquivo Álvaro Siza, Porto

Tchoban Foundation: Museu do Desenho Arquitetônico

Fundada em 2009 pelo desenhista e colecionador Sergei Tchoban, a Tchoban Foundation é um lugar de pesquisa sobre a história e natureza do desenho arquitetônico, com uma extensa biblioteca dedicada ao tema aberta a especialistas e visitantes. O objetivo da fundação, nesta era digital, é aproximar o fantástico e emocionante mundo do desenho arquitetônico de um público mais amplo através de seu programa de exposições.

Complexo Esportivo Universidade '97, Palermo Fachada de alvenaria, 1994. ©Álvaro Siza. Image Cortesia de Arquivo Álvaro Siza, Porto

Exposição "Siza - Unseen & Unknown"

  • Local: Tchoban Foundation. Museum for Architectural Drawing, Berlim
  • Abertura: 20 de fevereiro às 19h
  • Passeio guiado: 20 de fevereiro às 18h
  • Datas: de 21 de fevereiro a 26 de maio de 2019
  • Horário: de seg a sex, das 14h às 19h. Sábados e domingos, das 13h às 17h
  • Ingresso: 5 Euros, reduzido: 3 Euros

Conversa: “Alvaro Siza and the Bauhaus Legacy”

  • Data: 20 de fevereiro, às 16h
  • Local: ANCB The Aedes Metropolitan Laboratory, Christinenstr. 18-19, 10119 Berlim
  • Inscrição: reply@ancb.de

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Exposição "Siza – Unseen & Unknown" mostra o lado sensível e pessoal da obra de Álvaro Siza" 30 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910446/exposicao-siza-nil-unseen-and-unknown-mostra-o-lado-sensivel-e-pessoal-da-obra-de-alvaro-siza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.