Uma casa de campo em Chievo / studio wok

Uma casa de campo em Chievo / studio wok - Mais Imagens+ 41

  • Arquitetos: studio wok
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Simone Bossi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artemide, Cassina, Fioroni, Flos, Grassi Pietre
  • Arquitetos Responsáveis: Marcello Bondavalli, Nicola Brenna e Carlo Alberto Tagliabue
  • Colaboradora: Arq. Federica Torri
  • Construtora: PFM contract, Verona
  • Engenharia Estrutural, Sustentabilidade: Studio Tecnico associato Breoni
  • Agrimensura: Simone Bellamoli
  • Piso De Pedra: Grassi Pietre, Nanto (VI)
  • Aberturas, Mobiliário : GF Arredamenti, Ardenno (SO)
  • Cliente: Privado
  • Cidade: Verona
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
© Simone Bossi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto de reforma de parte de um antigo celeiro localizado às portas da cidade de Verona, às margens do rio Adige. O mote que orientou os arquitetos no desenvolvimento deste projeto foi um diálogo espacial e material entre o passado e o presente, entre a história e a modernidade. Outro importante fator considerado foi a sustentabilidade ambiental desta nova estrutra, a qual desempenhou um papel fundamental na elaboração da proposta. Além de contar com uma série de dispositivos e sistemas inteligentes para a economia de energia, foi dada atenção especial à paisagem onde a casa está inserida e aos materiais incorporados no projeto de reforma.

© Simone Bossi

Juntamente com o edifício que agora abriga uma casa de família, o jardim ao redor do celeiro também foi completamente remodelado.

© Simone Bossi

O elemento focal do jardim é uma grande magnólia, preservada a pedido dos clientes. Cercada por um canteiro quadrado preto, a árvore encontra-se inserida em um recorte no piso de pedra que define o espaço da piscina. A árvore é a grande protagonista do jardim, dialogando perfeitamente com a casa, projetando sua sombra na fachada de pedra durante o final da tarde, protegendo os quartos do calor excessivo durante os dias mais quentes.

© Simone Bossi

O antigo reboco da fachada foi removido, revelando a aparência rugosa da parede de pedra, as quais foram coletadas junto ao rio que corre suavemente não muito longe dali.

Corte longitudinal

Na fachada frontal, de frente para o jardim, um grande arco foi reaberto, uma lembrança de que este edifício já abrigou uma função agrícola, revelando a sua história. Este novo espaço amplamente iluminado tornou-se o principal ponto de apoio da casa, ao redor do qual todos os outros espaços da casa são distribuídos. Uma grade de madeira e vidro emoldura o arco de alvenaria, delimitando o limite entre o interior e o exterior, o passado e o presente.

© Simone Bossi

A fachada voltada para o pátio é caracterizada por uma fachada de vidro e montantes de madeira, um contraste evidente entre a estrutura histórica do celeiro e o frescor de sua arquitetura contemporânea.

© Simone Bossi

Os materiais utilizados nas fachadas são os mais tradicionais possíveis, os elementos típicos da arquitetura vernacular de Verona: a fachada composta por pedras de seixo rolado e janelas inseridas em molduras de Biancone, uma pedra local de Lessinia.

© Simone Bossi

Os espaços da casa foram distribuídos ao longo de três pavimentos, todos eles circundando o espaço da sala de pé direito completo. O piso do térreo, acabado em pedra Vicenza, acolhe os visitantes em uma ampla sala de estar e uma biblioteca com lareira; os níveis superiores, percebidos como um volume atirantado de madeira, acolhem os quartos e o espaço íntimo da casa.

© Simone Bossi

O revestimento de compensado de bétula projeta e define o espaço interior destes volumes, marcando uma clara distinção entre os diferentes momentos e espaços da casa.

© Simone Bossi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Verona, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Uma casa de campo em Chievo / studio wok" [A Country House in Chievo / studio wok] 05 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910430/uma-casa-de-campo-em-chievo-studiowok> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.