Como são construídos os forros?

Sistemas de forro oferecem soluções modernas para construção a seco, atendendo a vários requisitos em distintas áreas de aplicação.

Compostos de chapas de gesso acartonado, os forros são usados tanto em construções novas como em remodelações, e oferecem a possibilidade de criar projetos exclusivos com soluções e estruturas especiais. Ao mesmo tempo, eles podem oferecer diferentes desempenhos de acordo com as exigências do projeto, podem fornecer espaço suficiente para a localização de tubulações e outras instalações, ou para cobrir a laje existente e fornecer proteção contra incêndio.

Os forros oferecem várias vantagens, incluindo:

  • Podem ser adaptados de forma flexível a vários requisitos de construção, como, por exemplo, as necessidades específicas de absorção ou isolamento acústico.
  • São leves, contribuindo com cargas leves para o cálculo estrutural do edifício.
  • São rápidos e seguros para instalar.
  • Proporcionam uma solução econômica, tanto para reformas quanto para novas construções.
  • Podem ser facilmente removidos e substituídos.
  • Oferecem a possibilidade de executar projetos versáteis, incorporando iluminação, formas curvas, planas ou escalonadas.
  • Ocultam encanamentos e outros equipamentos.
  • Podem ser instalados com diferentes tipos de isolamento, perfis, placas e tratamentos de juntas; suspenso ou autoportante, e inclui proteção contra incêndio.

Cortesía de Romeral - Etex Chile

Elementos que compõem um forro

Canais perimetrais
São perfis de aço galvanizado, que serão fixados diretamente na parede (dependendo do espaço a ser moldado, são selecionadas as paredes paralelas mais longas para instalar os canais perimetrais).

Vigas principais
Sobre a linha de traçado, as vigas compostas de perfis de aço galvanizado que serão fixadas às lajes ou vigas do teto por meio de velas rígidas.

Cortesía de Romeral - Etex Chile

Réguas Rígidas
Serão distribuídos uniformemente e fixadas à laje ou vigas, para executá-los podem ser utilizados montantes, com o perfil soleira com um corte na alma e dobrado.

Montantes
Trata-se de perfis Omega de aço galvanizado, que devem ir dentro dos canais perimetrais, considerando uma dilatação de 1 cm para o fundo por lado, deixando a união entre montantes e perimetrais (não parafusar aos canais perimetrais). Estes, por sua vez, serão fixados em ambas as alas do perfil às vigas principais por parafusos de maneira perpendicular.

Isolamento
É opcional, podendo ser de lã de vidro ou mineral com diferentes espessuras e densidades. Esta escolha dependerá do desempenho exigido para o forro (resistência ao fogo, isolamento e / ou absorção acústica, etc)

Cortesía de Romeral - Etex Chile

Chapa de gesso acartonado
A quantidade de camadas e o tipo de placa a ser utilizada dependerão do desempenho exigido, seja resistência ao fogo ou desempenho de absorção / isolamento acústico.

Tratamento de Juntas
A execução correta das juntas é fundamental na instalação dos forros.

Tipos de Forros em Gesso Acartonado

O forro pode ser executado diretamente ou suspenso. Além disso, e dependendo dos requisitos e características do projeto, podem ser considerados forros em balanço, isto é, desconectados da estrutura do teto existente.

Forro direto

A estrutura de madeira ou metal une-se diretamente à estrutura do telhado ou laje do edifício e, sob esta estrutura, são dispostos os perfis portantes - cada um com 40 cm -, aos quais as placas de gesso acartonado são fixadas. Neste tipo de instalação, um espaço mínimo é obtido entre as duas estruturas.

Cortesía de Romeral - Etex Chile

Forro suspenso

A estrutura de madeira ou metal é conectada por meio de um suporte rígido à estrutura do telhado ou laje, proporcionando espaços vazios variáveis entre eles (de acordo com a necessidade do projeto), dando a possibilidade de esconder quaisquer irregularidades ou instalações que possam existir. Dependendo de sua configuração (tipo / número de placas + tipo / densidade de isolamento), pode-se obter melhor desempenho acústico ou contra incêndio.

Cortesía de Romeral - Etex Chile

Este artigo foi compartilhado conosco pelos especialistas em forros da Etex Chile. Se você quiser aprofundar ainda mais neste tipo de produtos e materiais, clique aqui.

Sobre este autor
Cita: Etex Chile. "Como são construídos os forros?" [¿Cómo se construyen los cielos rasos?] 29 Jan 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910362/como-sao-construidos-os-forros> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.