Nove / Antonio Citterio Patricia Viel

Nove / Antonio Citterio Patricia Viel

© Rainer Taepper © Rainer Taepper © Rainer Taepper © Rainer Taepper + 17

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  27500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  Rainer Taepper
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Hansgrohe, B&B Italia, Cotto d'Este, Flexform, Flos, Grassi Pietre, Hofmann Naturstein, Küffner, Vitra
  • Sócio Encarregado: Florian Thorwart
  • Arquiteto Local: Plan2 Architekten
  • Engenharia Estrutural: BWP
  • Engenharia Mep: KBP
  • Engenharia Fachada, Construção Física: DS Plan
  • Projeto Paisagístico: ENEA GmbH
  • Sinalização: Grünewald Design
  • Empreiteiro: Porr, Dobler
  • Cliente: Salvis Consulting AG, Art-Invest Real Estate
Mais informações Menos informações
© Rainer Taepper
© Rainer Taepper

Descrição enviada pela equipe de projeto. NOVE é um edifício de escritórios de 7/10 pavimentos no centro de Munique, na privilegiada região nova de Arnulfpark, a dez minutos da estação central e próximo aos principais pontos de interesse da cidade. Em uma área de 27.500 m², o edifício oferece espaço para 1300 postos de trabalho. O programa para o qual o edifício está previsto é essencialmente de escritórios, no entanto o térreo é complementado com restaurante, bar, lojas, salas de exposição e salas de conferências. Dois grandes pátios ficam disponíveis para todos os usuários do edifício: um com elementos de água e áreas de reuniões informais, e outro que cria um ambiente mais contemplativo e tranquilo, seguindo o desenho de Enzo Enea. Uma galeria envidraçada recebe escritórios especiais com varandas e jardins. O último pavimento do edifício conta, ainda, com um teto verde.

Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Rainer Taepper
© Rainer Taepper

A planta do edifício é angular e conta com dois pátios internos. Há sete escadas dentro do edifício. Um átrio coberto e envidraçado de 23 metros de altura livre constitui o coração do projeto, que conecta as diversas unidades funcionais no térreo. O edifício tem uma estratégia de acesso muito flexível. Os espaços de escritório podem variar entre unidades individuais de 400 m² no mesmo pavimento, ou ocupar mais de um nível. Para os ocupantes que usam mais de 2.400 m² o projeto permite a alocação de uma escada e acesso independente no térreo e nos pavimentos de estacionamento.

© Rainer Taepper
© Rainer Taepper

NOVE foi concebido levando em conta a sustentabilidade ambiental e social, e recebeu uma classificação LEED Platinum pelos materiais reciclados e de origem responsável, pelo conforto do usuário obtido pelos sistemas de tecnologia de construção sustentável e pelas oportunidades de mobilidade que oferecem os estacionamentos de bicicletas e chuveiros. A fachada é totalmente envidraçada e possui uma tecnologia de vanguarda com proteção solar externa com persianas de alumínio ajustáveis. O módulo das janelas é de 1,35 metros (para divisórias internas) com uma janela de abertura a cada dois módulos, o que oferece o máximo de conforto e flexibilidade.

© Rainer Taepper
© Rainer Taepper

Os caixilhos externos em perfis de alumínio anodizado dourado-bronze definem o aspecto elegante da fachada, estabelecendo seu precioso caráter e luminosidade. Pelo contrário, a fachada interna integra perfis de cor acinzentada e bronze escuro. A expressividade representativa do edifício é concebido a partir do arranjo generoso em torno do átrio, seu mobiliário feito a partir de desenhos de Antonio Citterio para Vitra, Flexform e B & B Italia, o caráter público das quatro entradas principais conectadas e os materiais de alta qualidade.

Corte A
Corte A
© Rainer Taepper
© Rainer Taepper

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Luise-Ullrich-Straße 14, 80636 Munique, Alemanha

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Nove / Antonio Citterio Patricia Viel" [Nove / Antonio Citterio Patricia Viel] 30 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910184/nove-antonio-citterio-patricia-viel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.