Inscrições para pós-graduação na Escola da Cidade

A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo está com inscrições abertas para quatro cursos de pós-graduação lato sensu.

O programa, desenvolvido desde 2009, tem como tema principal “Civilização América – Um Olhar através da Arquitetura” e se estrutura nas seguintes especializações: ‘Arquitetura, Educação e Sociedade’, ‘Geografia, Cidade e Arquitetura’ e ‘Habitação e Cidade’ e o novo curso a partir de 2018, “Mobilidade: Suas lógicas e escalas”.

ARQUITETURA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Esta especialização lato sensu, que está em sua terceira edição, propõe uma ampla reflexão sobre a educação em arquitetura e urbanismo. Através de seminários e palestras com profissionais reconhecidos promove discussões sobre o significado da arquitetura na sociedade e sobre a formação dos jovens profissionais na contemporaneidade, a partir de uma reflexão sobre o papel das instituições de ensino.

Pretende fomentar a reflexão sobre a atividade docente, estudando teorias e planos de ensino, experiências de ensino em diferentes universidades, discutidas como possibilidade tanto para novas matrizes de ensino de arquitetura e urbanismo, como para pesquisas específicas ligadas à pedagogia, a fim de relacionar esferas culturais, socioeconômicas e ambientais.

Esta proposta é inovadora no Brasil por promover atualização técnica no campo do ensino, particularmente do ensino de arquitetura e urbanismo, com a consolidação da postura crítica como possibilidade de experimentação de novas propostas educacionais.

Esta pós-graduação destina-se a todos os interessados no tema, formados ou não em arquitetura, com ou sem experiência docente. O curso está estruturado em três semestres, que podem ser cursados independentemente.

Coordenado pelas arquitetas Cristiane Muniz e Maira Rios, com graduação e mestrado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAAUSP). Esta especialização conta com o corpo docente da Escola da Cidade e com convidados brasileiros e estrangeiros de diferentes áreas de conhecimento.

GEOGRAFIA, CIDADE E ARQUITETURA
A proposta do curso ‘Geografia, Cidade e Arquitetura’ é apresentar um panorama crítico da produção cultural no território americano, por meio da Arquitetura.

Os módulos, bimestrais, definem as quatro regiões que serão discutidas como tema de trabalho. No ano de 2018 os países estudados serão Moçambique, Colômbia, Argentina e EUA. A ideia é refletir sobre as necessidades próprias destes países, as relacionando às esferas culturais, socioeconômicas e ambientais. O objetivo é promover o estudo de outros países continuamente e de forma rotativa. Desde 2016 a especialização passou a contar também com países formadores da América como tema de pesquisa, casos de Portugal e Espanha. Assim, em 2018 iráestudar Moçambique.

Esta pós-graduação destina-se a arquitetos e urbanistas, artistas, engenheiros, internacionalistas, além de demais interessados no tema.

O curso é coordenado pelos arquitetos Alvaro Puntoni e Fernando Viégas, doutor e mestre, respectivamente, formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAAUSP). Colaboram também Ana Paula de Castro, professora assistente e Marianna Al Assal, professora de história, Marcelo Ribeiro, geógrafo e Tiago Mesquita, critico de arte, são corresponsáveis pela organização das aulas de Teoria América, Geografia e Arte Americana, respectivamente.

Além do corpo docente da Escola e de convidados nacionais de diversas áreas do conhecimento, a especialização conta com a participação de professores estrangeiros das faculdades de arquitetura conveniadas à Escola da Cidade.

HABITAÇÃO E CIDADE
‘Habitação e Cidade’ entra em sua décima edição, propondo uma atualização dos conhecimentos históricos e teóricos referentes à habitação coletiva e também da prática do projeto relacionado a esse tema.

O objetivo desta especialização lato sensu é dar continuidade à formação dos profissionais e acadêmicos que desenvolvem projetos e enfrentam a questão da Habitação de Interesse Social, nos territórios urbanos. Visa sistematizar e analisar os problemas enfrentados na prática da profissão, avaliar procedimentos adotados em projetos face aos seus resultados, além de, através do exercício projetual nas fases de Atelier de Projeto, estudar caminhos para possíveis transformações e melhorias no quadro atual.

Esta especialização é voltada para profissionais e acadêmicos que desenvolvem projetos e enfrentam a questão da Habitação de Interesse Social nos territórios urbanos (arquitetos, engenheiros, sociólogos, antropólogos, assistentes sociais e demais envolvidos).

O curso é coordenado pelos arquitetos Ruben Otero e Luis Octavio de Faria e Silva. Ruben Otero é formado pela Universidade da República do Uruguai (1983) e novamente pela Unesp, em 2007. Doutor em Projetos Arquitetônicos pela Universidade Politécnica da Catalunha (2008). Luis Octavio de Faria e Silva é formado (1989), com mestrado (2001) e doutorado (2008) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Conta com assistência de coordenação da arquiteta Maria Teresa Fedeli e com os assistentes Karina Gabriel e Victor Minghini.

O corpo docente é constituído por professores da Escola da Cidade e convidados nacionais e estrangeiros, que são referência no que diz respeito à Habitação Social.

MOBILIDADE: SUAS LÓGICAS E ESCALAS
Em sua primeira edição, o curso adota o tema da mobilidade - entendido e trabalhado em registro de estrutura, forma e paisagem - como matéria e eixo central de indagação e investigação, de experimentação e proposição metodológica e conceitual, teórica e prática. Tem foco nas questões de acessibilidade, seus requisitos, desdobramentos urbano-territoriais e implicações socioambientais e político-econômicas recíprocas.

A partir do convênio de cooperação acadêmica assinado com o Master en Proyectación Urbanística (MPU) do Departamento de Urbanismo i Ordenación del Territorio da Universidad Politécnica de Cataluña (UPC), esta especialização conta com o intercâmbio docente entre as instituições e possibilita ao aluno obter a dupla titulação - da Escola da Cidade (pós-graduação lato sensu) e da UPC (máster - stricto sensu).

Tem como público-alvo arquitetos, urbanistas, paisagistas, engenheiros e demais interessados em atualizar e desenvolver métodos e instrumentos mais adequados e capazes para estar à altura dos novos agenciamentos que o território contemporâneo pressupõe.

O curso estrutura-se em dois módulos semestrais, nos quais são abordadas simultaneamente, por meio de disciplinas teóricas e ateliês de projeto, três escalas e/ou campos de ação da projetação urbanística: Território, Cidade e Lugar.

É coordenado pelos arquitetos Marta Maria Lagreca de Sales, Pablo Hereñú, Pedro Manuel Rivaben de Sales (Escola da Cidade); e Joaquín Sabaté Bell (UPC). Marta Lagreca é mestre (1999) e doutora (2008) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), com pós-graduação na Escola Tècnica Superior d’Arquitectura de Barcelona (ETSAB-UPC, 1995-1996). Pablo Hereñú é Mestre (2007) e Doutor (2016) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Pedro Sales é graduado (1980) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), mestre (1992) e doutor (1999) pela mesma Instituição, com estágio de pesquisa na ETSAB-UPC (1995,1996). Joaquin Sabaté é Catedrático de Urbanismo, professor e investigador na Universidad Politécnica de Catalunya (UPC), desde 1976. Doutor em Arquitetura pela UPC, doutor honoris causa pela Universidad Nacional de Córdoba (Argentina).

INSCRIÇÕES
Arquitetura, Educação e Sociedade – inscrições abertas até 06 de fevereiro de 2018
• Geografia, Cidade e Arquitetura – inscrições abertas até 01 de fevereiro de 2018
• Habitação e Cidade – inscrições abertas até 21 de fevereiro de 2018
Mobilidade: Suas Lógicas e Escalas – inscrições abertas até 19 de fevereiro de 2018
• Inscrições pelo site www.escoladacidade.edu.br ou na secretaria da Escola da Cidade.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3258-8108 das 15h às 19h, ou pelo e-mail posgraduacao@escoladacidade.edu.br.

Outras informações: www.escoladacidade.org/pos-graduacao/sobre/

  • Título

    Inscrições Pós-Graudação Escola da Cidade - Até 1.2.2019
  • Tipo

    Seminário
  • Organizadores

    Escola da Cidade
  • De

    23 de Janeiro de 2019 04:29 PM
  • Até

    01 de Fevereiro de 2019 08:00 PM
  • Onde

    Escola da Cidade
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Inscrições para pós-graduação na Escola da Cidade" 24 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910125/inscricoes-para-pos-graduacao-na-escola-da-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.