O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Cabanas E Pousadas
  4. Hungria
  5. IR arquitectura
  6. 2018
  7. Cabine Modular / IR arquitectura

Cabine Modular / IR arquitectura

  • 17:00 - 23 Janeiro, 2019
  • Curadoria de Danae Santibañez
  • Traduzido por Giovana Martino
Cabine Modular / IR arquitectura
Cabine Modular / IR arquitectura, © Bujnovsky Tamás
© Bujnovsky Tamás

© Bujnovsky Tamás © Bujnovsky Tamás © Bujnovsky Tamás © Bujnovsky Tamás + 34

  • Arquitetos

  • Localização

  • Equipe de Projeto

    Luciano Intile, Enrico Cavaglià, Esteban Basili, Fermin Indavere, Guillermo Mirochnic, Tommaso Pilli, Marine Regenes, Demian Miguel Rached, Tanguy Aubin
  • Situação

    Hello Wood Hungría
  • Ano do Projeto

    2018
  • Fotografias

© Bujnovsky Tamás
© Bujnovsky Tamás

Descrição enviada pela equipe de projeto. A partir de uma reflexão sobre os extremos, uma cabine é um conjunto de cinco módulos que resolvem algumas funções vitais do dia a dia, e são representados por cinco verbos:  guardar, vestir, cozinhar, esquentar e descansar. Os módulos têm isolamento térmico e são impermeáveis, além de incorporar um coletor solar térmico, um fogão solar, uma parede Trombe e lâmpadas solares. Os módulos serão fabricados no local e podem ter diferentes níveis de pré-fabricação. O espaço entre os módulos é fechado com um elemento laminar que também responde aos requisitos climáticos. Após o uso em um acampamento, a estrutura pode ser desmontada, os volumes compactados, e todo o conjunto transportado até a próxima localização.

© Bujnovsky Tamás
© Bujnovsky Tamás

Acampamento

Para o campista, a relação entre o corpo e o ambiente é decisiva. Buscará pelo relacionamento mais direto, com o menor número de intermediações. O refugiado procura a distância máxima entre o corpo e o meio ambiente. O flâneur vai querer viajar levemente pelo território. A quantidade de equipamentos dependerá do desafio da experiência e do seu contexto. A cabine define volumes autônomos para as principais funções que podem trabalhar desassociadas no território ou formar um abrigo confortável. Eles também podem ser colocados dentro de uma barraca existente. 

© Bujnovsky Tamás
© Bujnovsky Tamás
Diagrama - Esquema
Diagrama - Esquema
© Bujnovsky Tamás
© Bujnovsky Tamás

Temporalidade

Quais momentos temporários podem viver permanentemente na memória? Qual é a dimensão temporária da arquitetura? Em sua condição de documentabilidade e replicabilidade, tudo o que é projetado, documentado e construído de maneira sistemática pode ser repetido com exatidão cartesiana. Os módulos da cabine são projetados para durar como elementos de arquitetura permanente. Sua portabilidade lhes dá a capacidade de permanecer por um tempo limitado em diferentes locais e com diferentes configurações. Uma disposição escolhida será permanente na memória de seu usuário e temporária em sua condição de uso.

© Bujnovsky Tamás
© Bujnovsky Tamás
Cortes
Cortes
© Bujnovsky Tamás
© Bujnovsky Tamás

Rural e Urbano

A dicotomia entre Campo e Cidade afirma alguns cenários que devem ser revisitados constantemente. Ser capaz de derivar entre diferentes contextos com o mesmo equipamento permite pensar em um local alternado individual. A condição de habitar poderia ser sustentada com base na aprendizagem permanente. Indivíduos com interesses semelhantes podem produzir comunidades aditivas e dinâmicas. Tomas Saraceno propõe na declaração do Aeroscene que: "nosso desafio será aprender juntos a flutuar e viver no ar". No nosso caso, o desafio será aprender juntos a flutuar e viver entre o campo e a cidade.

Imagem 01
Imagem 01

Manual e Industrial

Os novos processos artesanais incorporam pré-fabricação, roteamento e design de software como variáveis construtivas. A cabine tem peças que podem ser pré-produzidas. Então a montagem in-situ será um verdadeiro ofício. A satisfação do bom uso da tecnologia é uma maneira de curar as diferenças entre os processos artesanais e industriais.

© Bujnovsky Tamás
© Bujnovsky Tamás

Conexão e Desconexão 

A conexão nos torna mais fortes, a conexão nos torna humanos. A possibilidade de nos conectar implica a responsabilidade de definir, como, quanto, quando conectamos. São essas as variáveis utilizadas para decidir qual a interação dos módulos da cabine.

© Bujnovsky Tamás
© Bujnovsky Tamás
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Bujnovsky Tamás
© Bujnovsky Tamás

Moda

Valorizamos a moda como o contexto necessário para introduzir a novidade de uma forma visível. Heidegger propõe que todo trabalho emerge de um mundo e quando se torna parte dele, modifica-o.

Consciência 

A consciência é a variável que define o significado de todas as nossas ações, nos permite agir com precisão em cenários diferentes. Consciência nos permite ser felizes além das circunstâncias.

Imagem 02
Imagem 02

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cabine Modular / IR arquitectura" [Cabin Modules / IR arquitectura] 23 Jan 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909912/cabine-modular-ir-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.