Cabine Modular / IR arquitectura

Cabine Modular / IR arquitectura

Cabine Modular / IR arquitectura - Imagem 2 de 34Cabine Modular / IR arquitectura - Imagem 3 de 34Cabine Modular / IR arquitectura - Imagem 4 de 34Cabine Modular / IR arquitectura - Imagem 5 de 34Cabine Modular / IR arquitectura - Mais Imagens+ 29

Cabine Modular / IR arquitectura - Imagem 4 de 34
© Bujnovsky Tamás

Descrição enviada pela equipe de projeto. A partir de uma reflexão sobre os extremos, uma cabine é um conjunto de cinco módulos que resolvem algumas funções vitais do dia a dia, e são representados por cinco verbos:  guardar, vestir, cozinhar, esquentar e descansar. Os módulos têm isolamento térmico e são impermeáveis, além de incorporar um coletor solar térmico, um fogão solar, uma parede Trombe e lâmpadas solares. Os módulos serão fabricados no local e podem ter diferentes níveis de pré-fabricação. O espaço entre os módulos é fechado com um elemento laminar que também responde aos requisitos climáticos. Após o uso em um acampamento, a estrutura pode ser desmontada, os volumes compactados, e todo o conjunto transportado até a próxima localização.

Cabine Modular / IR arquitectura - Imagem 23 de 34
© Bujnovsky Tamás

Acampamento

Para o campista, a relação entre o corpo e o ambiente é decisiva. Buscará pelo relacionamento mais direto, com o menor número de intermediações. O refugiado procura a distância máxima entre o corpo e o meio ambiente. O flâneur vai querer viajar levemente pelo território. A quantidade de equipamentos dependerá do desafio da experiência e do seu contexto. A cabine define volumes autônomos para as principais funções que podem trabalhar desassociadas no território ou formar um abrigo confortável. Eles também podem ser colocados dentro de uma barraca existente. 

Cabine Modular / IR arquitectura - Imagem 8 de 34
© Bujnovsky Tamás
Cabine Modular / IR arquitectura - Imagem 25 de 34
Diagrama - Esquema
Cabine Modular / IR arquitectura - Imagem 13 de 34
© Bujnovsky Tamás

Temporalidade

Quais momentos temporários podem viver permanentemente na memória? Qual é a dimensão temporária da arquitetura? Em sua condição de documentabilidade e replicabilidade, tudo o que é projetado, documentado e construído de maneira sistemática pode ser repetido com exatidão cartesiana. Os módulos da cabine são projetados para durar como elementos de arquitetura permanente. Sua portabilidade lhes dá a capacidade de permanecer por um tempo limitado em diferentes locais e com diferentes configurações. Uma disposição escolhida será permanente na memória de seu usuário e temporária em sua condição de uso.

Cabine Modular / IR arquitectura - Imagem 2 de 34
© Bujnovsky Tamás
Cabine Modular / IR arquitectura - Imagem 30 de 34
Cortes
Cabine Modular / IR arquitectura - Imagem 19 de 34
© Bujnovsky Tamás

Rural e Urbano

A dicotomia entre Campo e Cidade afirma alguns cenários que devem ser revisitados constantemente. Ser capaz de derivar entre diferentes contextos com o mesmo equipamento permite pensar em um local alternado individual. A condição de habitar poderia ser sustentada com base na aprendizagem permanente. Indivíduos com interesses semelhantes podem produzir comunidades aditivas e dinâmicas. Tomas Saraceno propõe na declaração do Aeroscene que: "nosso desafio será aprender juntos a flutuar e viver no ar". No nosso caso, o desafio será aprender juntos a flutuar e viver entre o campo e a cidade.

Cabine Modular / IR arquitectura - Imagem 33 de 34
Imagem 01

Manual e Industrial

Os novos processos artesanais incorporam pré-fabricação, roteamento e design de software como variáveis construtivas. A cabine tem peças que podem ser pré-produzidas. Então a montagem in-situ será um verdadeiro ofício. A satisfação do bom uso da tecnologia é uma maneira de curar as diferenças entre os processos artesanais e industriais.

Cabine Modular / IR arquitectura - Imagem 20 de 34
© Bujnovsky Tamás

Conexão e Desconexão 

A conexão nos torna mais fortes, a conexão nos torna humanos. A possibilidade de nos conectar implica a responsabilidade de definir, como, quanto, quando conectamos. São essas as variáveis utilizadas para decidir qual a interação dos módulos da cabine.

Cabine Modular / IR arquitectura - Imagem 3 de 34
© Bujnovsky Tamás
Cabine Modular / IR arquitectura - Imagem 28 de 34
Planta - Térreo
Cabine Modular / IR arquitectura - Imagem 5 de 34
© Bujnovsky Tamás

Moda

Valorizamos a moda como o contexto necessário para introduzir a novidade de uma forma visível. Heidegger propõe que todo trabalho emerge de um mundo e quando se torna parte dele, modifica-o.

Consciência 

A consciência é a variável que define o significado de todas as nossas ações, nos permite agir com precisão em cenários diferentes. Consciência nos permite ser felizes além das circunstâncias.

Cabine Modular / IR arquitectura - Imagem 34 de 34
Imagem 02

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hungria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cabine Modular / IR arquitectura" [Cabin Modules / IR arquitectura] 21 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909912/cabine-modular-ir-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.