Kambra / Lucija Penko + Medprostor d.o.o.

Kambra / Lucija Penko + Medprostor d.o.o.

© Janez Marolt© Janez Marolt© Janez Marolt© Janez Marolt+ 18

  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  Janez Marolt
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: BORA, Flos, Jansen, Nestor Martin, Vibia
  • Arquitetos Responsáveis:Lucija Penko MArch ARB, Rok Žnidaršič u.d.i.a. - Medprostor d.o.o.
  • Estrutura:Franc Pezdirc s.p.
  • Elétrica:Elektro Komunikacije Janez Mežnar s.p.
  • Mecânica:Instalacije Aleš Abram s.p.
  • Paisagismo:Propepa d.o.o.
  • Construtora:Štolfa, gradbeno podjetje d.o.o.
  • Ferragens:Ključavničarstvo Marjan Golob s.p.
  • Marcenaria:Piskar Henrik s.p.
Mais informaçõesMenos informações
© Janez Marolt
© Janez Marolt

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto está implantado em um local de clima mediterrâneo e paisagem rochosa, pontuada por intermináveis plantações de uva e florestas de pinos.

© Janez Marolt
© Janez Marolt

Dutovlje está localizada no extremo oeste da Eslovênia, muito próxima da fronteira com a Itália. Um velho celeiro, com suas paredes tortas e irregulares encontrava-se  abandonado no centro desta pequena aldeia, cercado por pequenas casas ao longo de uma via estreita. Parecia que esta estrutura sólida e primitiva havia brotado do chão, como uma rocha que assume as formas geométricas de um edifício qualquer.

© Janez Marolt
© Janez Marolt

A reforma desta estrutura robusta e decadente foi levada à cabo com todo o respeito e consideração por seu passado, procurando manter o maior numero possível de elementos originais, agregando somente o estritamente necessário; Cada componente desta ruína de pedra contava uma história, as aberturas na rocha, os caixilhos desgastados das portas, a estrutura carcomida do telhado e a fachada desbotada. Quem morava neste celeiro era Sivka, uma vaca chamada "Lavanda". Por isso decidimos por rebatizar este celeiro no momento em que se transformou em casa. Ele passou a chamar-se "Kambra", um termo vernacular relacionado à tradicional arquitetura Karst.

© Janez Marolt
© Janez Marolt

No jardim posterior, um novo edifício de apoio foi construído para complementar os espaços da Kambra. O espaço gerado pelos dois volumes configura um pátio protegido, reinterpretando esta tradicional tipologia local e transformando-o no coração do novo projeto.

© Janez Marolt
© Janez Marolt

Os principais materiais incorporados na reforma do edifício são bastante simples e perenes; Este é um espaço tátil, uma experiência sensorial conectada aos materiais: uma base de concreto, detalhes em ferro e suaves superfícies de madeira de carvalho.

Planta - térreo
Planta - térreo

A solidez dos materiais utilizados tem a ver com a passagem do tempo e em como esta estrutura tem resistido à ele, celebrando suas marcas e cicatrizes. O concreto utilizado no interior do antigo celeiro complementa perfeitamente a materialidade da pedra. Do lado de fora, a nova estrutura construída em concreto aparente, assemelha e complementa o volume principal, fazendo reverência à seu passado e inspirando o seu futuro.

© Janez Marolt
© Janez Marolt

O celeiro envelheceu e resistiu ao tempo ao longo dos últimos 400 anos. Sua transformação contínua serviu de inspiração para o nosso projeto. O novo edifício de concreto também envelhecerá e sofrerá a ação do tempo. Como uma rocha, ele se tornará parte da paisagem, aproximando-se cada dia mais da sua fonte de inspiração e tempo continuará desempenhando seu papel, transformando continuamente a arquitetura até toma-la inteiramente para si.

© Janez Marolt
© Janez Marolt

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Kambra / Lucija Penko + Medprostor d.o.o." [Kambra / Lucija Penko + Medprostor d.o.o.] 12 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909655/kambra-lucija-penko-plus-medprostor-doo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.