Casa Pátio / Studio JCI

Casa Pátio / Studio JCI  - Mais Imagens+ 17

Toronto, Canadá
  • Arquitetos: Studio JCI; Studio JCI
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  392
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tom Arban
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  VELUX Commercial
© Tom Arban

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um local montanhoso em um bairro no norte de Toronto e cercado por casas tradicionais, o projeto é o resultado de uma comissão mista de alguns parceiros profissionais interessados em construir uma casa familiar.

© Tom Arban

Enquanto um sócio é atraído pelo design contemporâneo, o outro prefere o tradicional. Essa dicotomia surge em todo o processo de projeto e construção, oferecendo inúmeros desafios e oportunidades para soluções criativas.

Planta - térreo

Essa mesma tensão é frequentemente visível no mercado, especialmente no projeto generalizado de casas, onde a vida moderna, os interiores de conceito aberto e a expressão arquitetônica tradicional estão em desacordo um com o outro.
A Residência Pátio apresenta uma alternativa viável à casa padrão, pois é baseada em métodos básicos de construção, materiais tradicionais e elementos domésticos vernaculares para criar uma expressão arquitetônica contemporânea coerente.

© Tom Arban

A inclinação íngreme do terreno se tornou um desafio para implantar a casa. Em um esforço para manter a altura da edificação em relação aos seus vizinhos, o segundo andar se funde com a forma do teto para criar uma expressão inativa. No interior, os espaços dos dormitórios têm tetos inclinados e esculpidos que abraçam a forma exterior.

© Tom Arban

Escavando o nível principal da casa no solo permite que a entrada principal seja integrada na paisagem e também dá a oportunidade de construir uma bela escadaria frontal com grandes placas de pedras contemporâneas.

Corte 1

As grandes janelas e portas deslizantes facilitam a ventilação natural e diminuem passivamente a carga de resfriamento da casa em geral, enquanto fornecem luz natural abundante. A planta aberta permite que a família se estenda, enquanto as peças personalizadas criam espaços diferenciados dentro do conjunto. As grandes janelas e a configuração do pátio permitem que a casa seja vivenciada de muitos ângulos diferentes, tanto dentro como fora.

© Tom Arban

Localizada entre casas grandes e tradicionais em um bairro estabelecido, a obra integra e utiliza criativamente materiais tradicionais, como tijolos, telhas de cedro e revestimento de madeira em uma linguagem formal que reflete seus interiores abertos e contemporâneos, respeitando a cadência visual do bairro (linhas de telhado, endereço, estrada, etc.).

© Tom Arban

A expressão arquitetônica estabelece uma alternativa viável para a casa padrão de empreendimentos. Ela se baseia em métodos padrões de construção de estruturas de madeira, paletas de materiais tradicionais e formas vernaculares para criar uma linguagem contemporânea que seja coerente.

© Tom Arban

Ao contrário de suas edificações vizinhas, que também estão em grandes lotes, o térreo escavado da casa aproveita o grande terreno. Os componentes tradicionais e o desenho da casa são redistribuídos e reorientados em torno de um pátio central que aproveita o local único.

© Tom Arban

Portanto, sugere-se uma abordagem híbrida: em vez de uma estética moderna forte (teto plano, paredes brancas, etc.), é escolhida uma que utiliza materiais tradicionais e construção com as exigências da vida moderna. Em vez de alienar seus vizinhos, a casa os respeita.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pátio / Studio JCI " [Courtyard House / Studio JCI ] 21 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909645/casa-patio-studio-jci> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.