O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escola Primária
  4. México
  5. CCA Centro de Colaboración Arquitectónica
  6. 2018
  7. Clube de meninos e meninas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica

Clube de meninos e meninas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica

  • 21:00 - 25 Janeiro, 2019
  • Curadoria de Danae Santibañez
  • Traduzido por Julia Brant
Clube de meninos e meninas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica
Clube de meninos e meninas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica, © Arturo Arrieta
© Arturo Arrieta

© Arturo Arrieta © Arturo Arrieta © Arturo Arrieta © Arturo Arrieta + 9

  • Arquitetos

    Bernardo Quinzaños, Ignacio Urquiza
  • Localização

    Sta Maria Chiconautla, 55066 Ecatepec de Morelos, Méx., México
  • Equipe de Projeto

    Mauricio Garcia-Noriega, Tania Coronado, Ana Laura Ochoa, Sebastián Gnaedig
  • Área

    4533.0 m2
  • Ano do Projeto

    2018
  • Fotografias

  • Construção

    Grupo PC - CARSO
  • Projeto Estrutural

    DECSA – Ricardo Camacho
  • Projeto de instalações hidráulicas, sanitárias, pluviais e elétricas

    BVG – Fernando Ventura
  • Mais informações Menos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O tempo depois da aula é crítico para o desenvolvimento integral das crianças e jovens. Em zonas vulneráveis, um grande número de meninos e meninas ficam sem supervisão adulta quando não estão na escola, o que representa um risco para sua saúde, segurança e integridade. Nestas áreas, a falta de espaços seguros para recreação, a violência, os vícios e a falta de segurança impedem o desenvolvimento saudável e propiciam a deterioração do tecido social. Isso traz consigo uma série de graves consequências para a comunidade, perpetuando ciclos negativos que geram a desigualdade.

© Arturo Arrieta
© Arturo Arrieta

O objetivo do Clube é formar crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social para desenvolver seu potencial máximo enquanto cidadãos produtivos e responsáveis, através de programas extra-escolares dentro de um ambiente saudável e seguro. O CNYN (Club de Niños y Niñas) é um espaço para que os jovens descubram seus talentos, desenvolvam suas habilidades e se transformem em lideranças nas suas comunidades com um estilo de vida saudável. 

O projeto consiste na implementação de um modelo integral de prevenção, que incide na diminuição da delinquência e uso de drogas, no melhoramento da qualidade de vida deste setor da população, permitindo que se projete um futuro melhor para a comunidade e seus membros.

Axonométrica
Axonométrica

Deste modo, se espera fomentar condutas saudáveis e responsáveis por meio do desenvolvimento de atividades construtivas e criativas que guiarão sua vida pessoal e profissional futura, para que os membros do Clube se transformem, por sua vez, em agentes de mudança em suas comunidades e suas famílias se vejam impactadas pela mudança de atitude das crianças e jovens, gerando uma perspectiva de um futuro melhor. A médio prazo, os objetivos são a regeneração do tecido social e a prevenção do uso de drogas, da delinquência e da gravidez em adolescentes, além de uma maior permanência nas escolas.

O Clube do México foi baseado no modelo exitoso implementado há 150 anos dos Boys and Girls Club of America, os quais anualmente oferecem esperança e oportunidade a 4 milhões de crianças através de 4 mil clubes nos Estados Unidos.

© Arturo Arrieta
© Arturo Arrieta

O CNYN está localizado na fronteira entre os municípios de Tecámac e Ecatepec, e seu raio de ação engloba 15 colônias com recursos limitados que se localizam em um raio de 2 km ao redor.

O Clube está situado dentro de um polígono de prevenção criminal contemplado pela Subsecretaria de Administração do Governo Federal, já que Ecatepec é o município com maior população e maiores índices de criminalidade do país. A população dos dois municípios soma um total de 2.070.000 pessoas (1.700.000 em Ecatepec e 370.000 em Tecámac). 

Para a realização do projeto arquitetônico, adotou-se como ponto de partida um manual institucional realizado pela associação Boys and Girls Club of America, o qual descreve os elementos mais significativos necessários para preservar a segurança das crianças e contar com os espaços suficientes para a realização dos programas formativos da associação.

Cada edifício tem uma composição arquitetônica completamente diferente: a forma de cada um deles é ditada estritamente pelo programa que contém. No entanto, cada um deles foi disposto dentro do mesmo sistema modular cujas medidas se baseiam no mais eficiente uso das fôrmas utilizadas para realização da estrutura em concreto armado.

© Arturo Arrieta
© Arturo Arrieta

O edifício, em termos de materialidade, foi sendo adaptado aos materiais que diversas empresas e contribuintes privados doaram generosamente. Assim, o projeto arquitetônico foi sendo definido conforme avançava a obra para poder se ajustar às condições existentes.

O resultado final é uma composição que reúne elementos e inspirações diversas e que responde de maneira franca às necessidades de cada espaço, mas que também é capaz de gerar movimento e momentos inesperados e generosos, onde as crianças podem aprender a crescer.

© Arturo Arrieta
© Arturo Arrieta

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Clube de meninos e meninas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica" [Club de Niños y Niñas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica] 25 Jan 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909578/clube-de-meninos-e-meninas-cca-centro-de-colaboracion-arquitectonica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.