Clube de meninos e meninas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica

Clube de meninos e meninas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica - Mais Imagens+ 23

Ecatepec de Morelos, México
  • Arquitetos: Bernardo Quinzaños, Ignacio Urquiza
  • Equipe De Projeto: Mauricio Garcia-Noriega, Tania Coronado, Ana Laura Ochoa, Sebastián Gnaedig
  • Construção: Grupo PC - CARSO
  • Projeto Estrutural: DECSA – Ricardo Camacho
  • Projeto De Instalações Hidráulicas, Sanitárias, Pluviais E Elétricas: BVG – Fernando Ventura
  • Cidade: Ecatepec de Morelos
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Arturo Arrieta

Descrição enviada pela equipe de projeto. O tempo depois da aula é crítico para o desenvolvimento integral das crianças e jovens. Em zonas vulneráveis, um grande número de meninos e meninas ficam sem supervisão adulta quando não estão na escola, o que representa um risco para sua saúde, segurança e integridade. Nestas áreas, a falta de espaços seguros para recreação, a violência, os vícios e a falta de segurança impedem o desenvolvimento saudável e propiciam a deterioração do tecido social. Isso traz consigo uma série de graves consequências para a comunidade, perpetuando ciclos negativos que geram a desigualdade.

© Jaime Navarro

O objetivo do Clube é formar crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social para desenvolver seu potencial máximo enquanto cidadãos produtivos e responsáveis, através de programas extra-escolares dentro de um ambiente saudável e seguro. O CNYN (Club de Niños y Niñas) é um espaço para que os jovens descubram seus talentos, desenvolvam suas habilidades e se transformem em lideranças nas suas comunidades com um estilo de vida saudável. 

© Jaime Navarro
Axonométrica

O projeto consiste na implementação de um modelo integral de prevenção, que incide na diminuição da delinquência e uso de drogas, no melhoramento da qualidade de vida deste setor da população, permitindo que se projete um futuro melhor para a comunidade e seus membros.

© Arturo Arrieta

Deste modo, se espera fomentar condutas saudáveis e responsáveis por meio do desenvolvimento de atividades construtivas e criativas que guiarão sua vida pessoal e profissional futura, para que os membros do Clube se transformem, por sua vez, em agentes de mudança em suas comunidades e suas famílias se vejam impactadas pela mudança de atitude das crianças e jovens, gerando uma perspectiva de um futuro melhor. A médio prazo, os objetivos são a regeneração do tecido social e a prevenção do uso de drogas, da delinquência e da gravidez em adolescentes, além de uma maior permanência nas escolas.

© Jaime Navarro
Planta
© Arturo Arrieta

O Clube do México foi baseado no modelo exitoso implementado há 150 anos dos Boys and Girls Club of America, os quais anualmente oferecem esperança e oportunidade a 4 milhões de crianças através de 4 mil clubes nos Estados Unidos.

© Jaime Navarro

O CNYN está localizado na fronteira entre os municípios de Tecámac e Ecatepec, e seu raio de ação engloba 15 colônias com recursos limitados que se localizam em um raio de 2 km ao redor.

© Arturo Arrieta

O Clube está situado dentro de um polígono de prevenção criminal contemplado pela Subsecretaria de Administração do Governo Federal, já que Ecatepec é o município com maior população e maiores índices de criminalidade do país. A população dos dois municípios soma um total de 2.070.000 pessoas (1.700.000 em Ecatepec e 370.000 em Tecámac). 

© Jaime Navarro
© Onnis Luque

Para a realização do projeto arquitetônico, adotou-se como ponto de partida um manual institucional realizado pela associação Boys and Girls Club of America, o qual descreve os elementos mais significativos necessários para preservar a segurança das crianças e contar com os espaços suficientes para a realização dos programas formativos da associação.

© Jaime Navarro

Cada edifício tem uma composição arquitetônica completamente diferente: a forma de cada um deles é ditada estritamente pelo programa que contém. No entanto, cada um deles foi disposto dentro do mesmo sistema modular cujas medidas se baseiam no mais eficiente uso das fôrmas utilizadas para realização da estrutura em concreto armado.

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

O edifício, em termos de materialidade, foi sendo adaptado aos materiais que diversas empresas e contribuintes privados doaram generosamente. Assim, o projeto arquitetônico foi sendo definido conforme avançava a obra para poder se ajustar às condições existentes.

© Jaime Navarro

O resultado final é uma composição que reúne elementos e inspirações diversas e que responde de maneira franca às necessidades de cada espaço, mas que também é capaz de gerar movimento e momentos inesperados e generosos, onde as crianças podem aprender a crescer.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Sta Maria Chiconautla, 55066 Ecatepec de Morelos, Méx., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Clube de meninos e meninas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica" [Club de Niños y Niñas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica] 25 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909578/clube-de-meninos-e-meninas-cca-centro-de-colaboracion-arquitectonica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.