Maison A / Nghia-Architect

Maison A / Nghia-Architect - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: Nghia-Architect; Nghia-Architect
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  78
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tuan Nghia Nguyen
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lai Chau
© Tuan Nghia Nguyen

Descrição enviada pela equipe de projeto. Maison A é uma pequena casa na vila costeira de Nam Dinh, no Vietnã.

© Tuan Nghia Nguyen

O cliente, um jovem rapaz que cresceu e se estabeleceu na cidade grande, sempre sonhou em construir uma casa para sua mãe na vila onde eles nasceram e cresceram. Depois que seu pai faleceu, seu sonho passou a ser um objetivo real, um retorno à infância e seu estilo de vida familiar.

© Tuan Nghia Nguyen

Enquanto conversávamos com nosso cliente, suas lembranças mais bonitas da infância floresciam espontaneamente, ele lembrava com carinho das bananeiras que cresciam por todos os lados ao redor de casa. Estas memórias da infância inspiraram os arquitetos a criar um espaço que estivesse plenamente conectado com essa paisagem simbólica e familiar.

Planta do térreo

O projeto combina a arquitetura das tradicionais casas de campo de Nam Dinh com uma pesquisa minuciosa sobre novos materiais que possam maximizar as condições de conforto no interior da casa sem comprometer o orçamento do cliente. Durante a férias, nosso cliente irá visitar a sua mãe junto com seus filhos e a casa precisa ser ampla o suficiente para poder acolher à todos porém, sem exageros. Por isso decidimos projetar uma casa com vários espaços flexíveis que podem ser adaptados e aproveitados de diferentes maneiras.

© Tuan Nghia Nguyen

O clima em Nam Dinh é bastante imprevisível e a área costuma ser assolada por fortes tempestades durante o ano todo. Pensando nisso, construímos a casa com uma fachada composta por 3 camadas flexíveis. A parte mais externa foi construída inteiramente em tijolos vazados para permitir a ventilação e iluminação constante no interior da casa. A segunda camada é conformada por um jardim que proporciona mais privacidade, um filtro natural que protege o ambiente interno e se integra harmonicamente com o seu entorno natural. A terceira pele, configurada por uma fachada perimetral de vidro, permite que o fechamento da casa proteja o interior de grandes tempestades. Quando não chove, as três linhas de fachada compõe um espaço continuo e reservado que expande os limites da casa.

Corte 01

Os blocos cerâmicos vazados das fachadas são ocos, segurando o ar fresco em seu interior. Este espaço vazio funciona como uma camada de isolamento térmico que ajuda a manter a temperatura mais baixo no interior da casa.

© Tuan Nghia Nguyen
Tijolo vazado customizado

As técnicas artesanais utilizadas na construção da casa também foram refinadas com a aplicação de novas tecnologias. Por exemplo, a parede do quarto foi feita em pedra de laterita (chamada de "pedra de colmeia") - um material natural da vizinha região de Son Tay. Convidamos os artesãos locais para participar no processo de projeto e construção da casa, desafiando sua criatividade e expertise para desenvolver uma parede de pedra com uma abertura arqueada que conecta o quarto à sala de estar. Embora este material não seja normalmente utilizado em ambientes fechados por causa de sua aspereza e rusticidade, desafiamos os artesãos a refinar seu processo para corresponder à precisão do projeto de arquitetura. 

© Tuan Nghia Nguyen
© Tuan Nghia Nguyen

Além disso, os artesãos utilizam a própria folha de bananeira, prensando-a com as mãos à superfície ainda fresca do concreto, imprimindo a delicadeza de sua textura nas paredes da casa. A equipe de projeto trabalhou em estreita colaboração com os construtores do começo ao fim do projeto, construído uma relação de confiança e respeito entre as equipes. Foi através dos detalhes que conseguimos transpor as memórias familiares e afetivas ao projeto de arquitetura, permitindo que a história do lugar e das pessoas se façam presentes no dia-a-dia da casa.

© Tuan Nghia Nguyen

A "Maison A" é resultado de uma complexa e delicada mistura entre tradição e modernidade, um projeto que comemora o retorno de uma família às memórias do passado. Os materiais utilizados refletem a riqueza das culturas vizinhas, enquanto o projeto de arquitetura as eleva a um ponto quase sublime. No interior desta casa, a memória de uma família encontra-se registrada em cada parede, contando uma história que passará para as futuras gerações.

© Tuan Nghia Nguyen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Maison A / Nghia-Architect" [Maison A / Nghia-Architect] 18 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909377/maison-a-nghia-architect> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.