Instituto Ser Cidadão / Atelier 77

Instituto Ser Cidadão / Atelier 77 - Mais Imagens+ 13

Santa Cruz, Brasil
  • Arquitetos: Atelier 77; Atelier 77
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  420
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Monique Cabral

Descrição enviada pela equipe de projeto.
A Ser Cidadão é uma organização sem fins lucrativos, que realiza projetos de desenvolvimento humano, através da educação, da cultura e da capacitação profissional para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Os seus projetos são baseados em processos educacionais, que visam a transformação social de todos os estudantes através do autoconhecimento, do reconhecimento dos outros e do ambiente em que vivem, tornando-se cidadãos cientes de seus direitos e deveres.

© Monique Cabral

Em 2009, a Associação recebe a doação de sua sede própria no bairro de Santa Cruz em um imóvel histórico na Rua Fernanda, preservado pelo patrimônio do município do Rio de Janeiro. Este imóvel foi construído em 1917 pelo Senador Júlio Cesário de Melo, médico e político apaixonado pelo bairro de Santa Cruz. As obras de restauro do imóvel foram realizadas pela Ser Cidadão e concluídas em 2009 para ocupação do imóvel com seu programa pedagógico. O plano de ocupação desde inicio previa a construção de um anexo, que hoje após a consolidação da Ser Cidadão em Santa Cruz se tornou realidade.

© Monique Cabral
Implantação

O projeto deste anexo foi previsto em duas etapas. A primeira já construída, atende a necessidade mais urgente da Associação, com 3 salas de aula, um espaço administrativo e uma varanda coberta como local de convívio e socialização.

Uma segunda etapa projeta a nova recepção do conjunto e desloca os principais locais de chegada e convívio social para o anexo.

Esquema das fases

O anexo foi projetado com uma linguagem de "pavilhão de jardim", com uma arquitetura leve, discreta e minimalista, deixando o protagonismo para o imóvel histórico. O anexo foi implantado nos fundos da casa, mantendo a plena visibilidade da mesma a partir das duas ruas que limitam o terreno. O anexo está inserido no contexto de uma densa arborização, perpendicularmente ao imóvel existente e seguindo as curvas de níveis do terreno, permitindo a manutenção das espécies, e aproveitando os espaços externos sombreados como locais de convívio junto ao espaço da varando do anexo.

© Monique Cabral
Fachada Oeste

A nova edificação foi construída em estrutura metálica e paredes e divisórias em drywall com revestimento em madeira (compensado naval) no interior e exterior. As quatro salas tem acesso por uma circulação coberta voltada para a casa histórica. A fachada voltada para esta circulação possui fechamento opaco para garantir tranquilidade e privacidade dentro da sala de aula. A fachada dos fundos, voltada para espaços externos com grandes árvores e áreas de sombra, possui possibilidade de abertura e fechamento para interligar os espaços internos e externos e permitir ventilação natural.

© Monique Cabral

A varanda coberta na extremidade do projeto é o principal espaço de convívio, recreio e interação social. Equipado com wi-fi, pontos de elétrica, bebedouro e mobiliário, ele fornece subsídio para infraestrutura de permanência e atividades complementares ao ensino das salas de aula. A varanda forma também a interface com a segunda etapa de obra e formara no futuro um espaço central no projeto.

© Monique Cabral
Corte A

A simplicidade formal do projeto, assim como sua materialidade pura com cimento, aço e madeira compõem um diálogo instigante com o imóvel histórico e geram um acréscimo funcional e enriquecedor ao espaço existente.

© Monique Cabral

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Fernanda, 140 - Santa Cruz, Rio de Janeiro - RJ, 23520-131, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instituto Ser Cidadão / Atelier 77" 12 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909122/instituto-ser-cidadao-atelier-77> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.