Casa de Gafarim / Tiago do Vale Arquitectos

Casa de Gafarim / Tiago do Vale Arquitectos - Mesa, Janela, CadeiraCasa de Gafarim / Tiago do Vale Arquitectos - Imagem 3 de 28Casa de Gafarim / Tiago do Vale Arquitectos - Janela, FachadaCasa de Gafarim / Tiago do Vale Arquitectos - Imagem 5 de 28Casa de Gafarim / Tiago do Vale Arquitectos - Mais Imagens+ 23

Ponte de Lima, Portugal
  • Especialidades: Daengstudio L.da
  • Construtor: Casas do Lima, Limiavez L.da
  • Equipe: Tiago do Vale, María Cainzos Osinde, com Maria João Araújo, Camile Martin, Eva Amor, Hugo Quintela, Joanna Jakimiuk, Esra Arslam
  • Cidade: Ponte de Lima
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Gafarim / Tiago do Vale Arquitectos - Imagem 5 de 28
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto de diálogo tenso entre princípios vernaculares e um entendimento mais abstrato da forma, do lugar e da paisagem.

Casa de Gafarim / Tiago do Vale Arquitectos - Imagem 6 de 28
© João Morgado

No contexto de uma envolvente naturalmente desconexa e fragmentada, a Casa de Gafarim oferece para a rua um volume monolítico, opaco e neutro, citando os volumes paralelepipédicos e maciços da arquitetura popular e ajustando-se à escala circundante.

Casa de Gafarim / Tiago do Vale Arquitectos - Mesa, Janela, Cadeira
© João Morgado

Esta simplicidade nas formas e nos detalhes permite-lhe aparecer com autonomia na envolvente -um objeto solto entre objetos soltos- e distinguir-se dos decorativismos pós-rurais que são a regra geral da paisagem portuguesa de hoje.

Casa de Gafarim / Tiago do Vale Arquitectos - Janela, Fachada
© João Morgado

A economia formal do exterior é contrastada com o tratamento do espaço interior, expansivo para o logradouro, para a paisagem mais remota, e generoso em pé-direito.

Casa de Gafarim / Tiago do Vale Arquitectos - Floresta
© João Morgado

A entrada é um longo momento de transição e é, em si mesma, um lugar.

Evoluindo de um espaço de chegada exterior para o seu prolongamento interior, da sombra para a luz, do opaco para o transparente, este progressivo contraste é uma importante representação das duplicidades e contradições que são tema deste projeto.

Casa de Gafarim / Tiago do Vale Arquitectos - Sofá
© João Morgado
Planta - Térreo
Casa de Gafarim / Tiago do Vale Arquitectos - Fachada
© João Morgado

Após o movimento de entrada, comprimido e condicionado, o espaço descomprime num volume amplo de pé-direito duplo comportando o programa social da casa, reunindo sala, cozinha e espaço de refeições num único tecto, mimetizando um tipo de organização de outrora.

Este espaço incorpora o logradouro e a magnífica paisagem minhota através de uma generosa superfície vidrada.

Casa de Gafarim / Tiago do Vale Arquitectos - Janela, Fachada
© João Morgado

Embora este espaço possua uma grande transparência, a sua orientação a nordeste permite uma relação controlada com a luz natural, banhando-se com a luz de nascente refletida pelo espelho de água pela manhã, e ao fim da tarde pela luz de poente que se infiltra através de um meio piso superior, animando a arquitetura ao longo do dia e ao longo do ano.

Casa de Gafarim / Tiago do Vale Arquitectos - Imagem 14 de 28
© João Morgado

Sem divisões explícitas, a zona privada da casa desenvolve-se com autonomia, voltando-se todos os quartos a sudeste.

Um pequeno pátio interior serve tanto o quarto principal como ambas as instalações sanitárias. Este pátio é um artifício que permite criar um lugar que, estando formalmente dentro de casa, está simbolicamente à parte.

Casa de Gafarim / Tiago do Vale Arquitectos - Janela, Fachada
© João Morgado

Entre as referências vernaculares e a contemporaneidade, entre o volume cego e o plano aberto, a Casa de Gafarim é uma proposta de contradições, oposições e provocações resumidas numa estrutura de natureza simples e pragmática.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Gafarim / Tiago do Vale Arquitectos" 23 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909058/casa-de-gafarim-tiago-do-vale-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.