Vencedores do concurso para remodelação dos passeios pedonais de Santiago em 2020

Através daCorporación para el Desarrollo de Santiago (CORDESAN) e com o apoio do Colegio de Arquitectos (CA) e a Asociación de Oficinas de Arquitectos (AOA), o Município de Santiago (Chile) anunciou os projetos premiados do remodelação dos passeios pedestres Ahumada-Puente, Huérfanos e Estado-21 de Mayo no centro da capital chilena.

A iniciativa marca o 40º aniversário da transformação da Rua Ahumada em um calçadão para pedestres, uma artéria pela qual mais de dois milhões de pessoas circulam diariamente e que liga a Plaza de Armas de Santiago com a chamada Alameda, o principal eixo rodoviário a oeste - Leste da capital chilena.

"É preciso dar uma nova imagem aos percursos pedonais, eixos de atuação de muitos moradores que trabalham e circulam em torno deles, dando sua característica principal ao Santiago Centro", explicou Felipe Alessandri, prefeito de Santiago e presidente do concurso, em as bases do concurso.

Primeiro Lugar / PLAN Arquitectos

Vencedores do concurso para remodelação dos passeios pedonais de Santiago em 2020 - Imagem 2 de 18
Primer Lugar. Image Cortesía de Municipalidad de Santiago

Autores: Rodrigo Cáceres, Alejandro Vargas, Álvaro González, Christian Yutronic
Colaboradores:
Carolina Vargas, Alvaro Barrios, Renato Leyton, Emir Gómez

Declaração do Júri: É uma proposta urbana de grande simplicidade em que a espacialidade da caminhada é claramente percebida por um elemento de computador consistindo de uma faixa longitudinal que se manifesta como um sistema em vez de um único elemento. O projeto também é baseado em uma proposta limpa, sóbria e ordenada, cooperando com a fácil manutenção, dando-lhe sustentabilidade e durabilidade. serviços de fita em torno do qual a proposta é construída, permite que diferentes ritmos e velocidades de utilizadores, diferenciando ao lado das janelas do movimento rápida e maciça de pessoas que trabalham na circulação local. É o projeto que melhor atende a configuração e organização da plataforma pública, com mobiliário adequado e iluminação eficiente deve ser reforçada na versão final para satisfazer os padrões de cobertura [...] Sugere-se a aumentar com mais de plantação de árvores, a dimensão sustentabilidade urbana com a entrega de uma contribuição biótica, climática e de biodiversidade. Considerou-se importante ressaltar o uso da pedra nos pavimentos como um material nobre em que o desgaste dá valor ao longo do tempo. O projeto será uma mudança com um padrão público mais exigente, dando à autoridade um passo à frente na qualidade e materialidade na realização deste projeto. O projeto foi considerado pelo Júri como uma visão contemporânea e ao mesmo tempo com um sentido inovador do futuro.

Vencedores do concurso para remodelação dos passeios pedonais de Santiago em 2020 - Imagem 3 de 18
Primer Lugar / Lámina 01. Image Cortesía de Municipalidad de Santiago

Segundo Lugar

Vencedores do concurso para remodelação dos passeios pedonais de Santiago em 2020 - Imagem 8 de 18
Segundo Lugar. Image Cortesía de Municipalidad de Santiago

Autores: Leonardo Quinteros, Nicolás Norero, Tomás Villalón
Colaboradores:
Gabriela García de Cortázar, Cristián Espinoza, Javier González, Francisco Valdés, José Meza

Declaração do Júri: O projeto que ganha o segundo lugar com voto majoritário do Júri, distingue-se pelo seu desenho fino e bem elaborado, incorporando uma materialidade das pedras locais que reconstituem o traçado original do centro de Santiago. A proposta também considera uma visão preocupada com a história da cidade, com uma vontade clara de narrar o design e sua materialidade. Também foi levado em conta o bom desenvolvimento do projeto e a clareza nas circulações, ativando os diferentes tempos na rota de acordo com o tipo de usuário. Uma recomendação do Júri é considerar a aquisição do mobiliário urbano que não está claramente incorporado ao projeto. Em resumo, é um projeto que está entre os melhores, com uma clara responsabilidade de destacar a importância de Santiago, a capital do país. O uso da pedra como material de grande nobreza foi valorizado neste projeto.

Vencedores do concurso para remodelação dos passeios pedonais de Santiago em 2020 - Imagem 9 de 18
Segundo Lugar / Lámina 01. Image Cortesía de Municipalidad de Santiago

Terceiro Lugar / MCR + JAG

Vencedores do concurso para remodelação dos passeios pedonais de Santiago em 2020 - Imagem 14 de 18
Tercer Lugar / Lámina 01. Image Cortesía de Municipalidad de Santiago

Autores: Miguel Casassus, Jean Araya
Colaboradores: Luis Pérez, Antonio Henríquez, Sebastián Gutiérrez

Declaração do Júri: O Júri por maioria de votos, valorizou neste projeto a clara consideração dos diferentes tráfegos e velocidades de uso do percurso, através de uma diferenciação dos fluxos dos usuários. Os fluxos massivos são estruturados, acolhendo-os no desenho do Paseo em todo o seu comprimento. Considerou-se que o mobiliário urbano proposto era escasso e com pouco desenvolvimento em geral, mas com uma história boa e coerente. Sua execução pode ser, claro, de um alto custo.

Vencedores do concurso para remodelação dos passeios pedonais de Santiago em 2020 - Imagem 15 de 18
Tercer Lugar / Lámina 02. Image Cortesía de Municipalidad de Santiago

O júri foi integrado por Felipe Alessandri (Presidente do Júri); Emilio de la Cerda, subsecretário do Ministério das Culturas, Artes e Patrimônio; Marcela Pizzi, ex-reitora da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Chile; Miguel Saavedra, Diretor de Obras do I. Município de Santiago; Rodrigo Mekis, presidente CORDESAN; Humberto Eliash, presidente do Colégio de Arquitetos; Ignacio Hernández, presidente da Associação de Escritórios de Arquitetos (AOA); Juan Sabbagh, Prêmio Nacional de Arquitetura de 2002; Juan Lund, representante do Colégio de Arquitetos; Sebastián Gray, ex-presidente do Colégio de Arquitetos; Sergio Baerswyl, presidente do Consejo de Desarrollo Urbano e representante dos concorrentes; e Yves Besançon, diretor do concurso e representante da AOA.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Vencedores do concurso para remodelação dos passeios pedonais de Santiago em 2020" [Estos son los ganadores de la remodelación de los paseos peatonales de Santiago en 2020] 06 Jan 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908939/vencedores-do-concurso-para-remodelacao-dos-passeios-pedonais-de-santiago-em-2020> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.