Cobertura Flutuante em Berlim / Atelier Zafari

Cobertura Flutuante em Berlim / Atelier Zafari - Mais Imagens+ 7

  • Arquitetos: Atelier Zafari; Atelier Zafari
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Werner Huthmacher
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Farrow and Ball, Isover, Knauf, Promat, Swiss Krono AG
© Werner Huthmacher

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na cobertura de um edifício existente em Neukölln, em Berlim, foi criado um mundo pequeno, mas alegre e sensual, em um estilo simples que desmente sua complexidade - uma moradia que dá aos usuários uma qualidade de vida aprimorada. Aqui o foco está nos elementos primários, permitindo um sentido individual e uma experiência não apenas do espaço, mas também da luz, da sombra, do vento, do ar, da chuva, da vegetação, do céu, do nascer e do pôr do sol.

© Werner Huthmacher
Planta
© Werner Huthmacher

O edifício foi construído no início dos anos 1970, na margem da chamada Vila da Boêmia, onde um empreendimento de blocos perimetrais de cinco pavimentos que data do final do século XVIII confina as casas de um ou dois níveis do entorno.

A nova cobertura de 80 m2, rodeada por um terraço com 40 m², é um espaço parasita revestido de preto. Aqui, diferentes épocas colidem e a nova extensão ascendente representa uma conexão com o presente.

© Werner Huthmacher
Corte
© Werner Huthmacher

Como a estrutura existente não tinha capacidade de carga suficiente para suportar outro andar, um dos principais critérios para o projeto foi evitar uma tensão excessiva na cobertura. Para conseguir isso, um volume foi desenvolvido através de uma complexa estrutura de aço tensionada lateralmente e amarrada nas paredes estruturais que delimitam as laterais do prédio.

Um terraço envolvente com vidros panorâmicos foi incorporado na estrutura. Este elemento flutua sobre o edifício existente com o apoio de vigas. A ideia deste terraço combina um ambiente espacial distinto com uma estrutura que cumpre com o código de construção.

© Werner Huthmacher

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Berlim, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cobertura Flutuante em Berlim / Atelier Zafari" [Floating Penthouse Berlin / Atelier Zafari] 07 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908886/cobertura-flutuante-em-berlim-atelier-zafari> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.