Centro Interpretativo do Vale do Tua / Rosmaninho+Azevedo Arquitectos

Centro Interpretativo do Vale do Tua / Rosmaninho+Azevedo Arquitectos - Imagem 2 de 34Centro Interpretativo do Vale do Tua / Rosmaninho+Azevedo Arquitectos - Viga, JanelaCentro Interpretativo do Vale do Tua / Rosmaninho+Azevedo Arquitectos - Madeira, Iluminação, Viga, PilarCentro Interpretativo do Vale do Tua / Rosmaninho+Azevedo Arquitectos - ArcoCentro Interpretativo do Vale do Tua / Rosmaninho+Azevedo Arquitectos - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: Rosmaninho+Azevedo Arquitectos; Rosmaninho+Azevedo Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CIN, Gyptec, Investwood, Schréder, VMZINC
  • Construtor: Teisil - Empresa de Construções, Lda
  • Cliente: ADRVT – Agência para o Desenvolvimento Regional do Vale do Tua
  • Arquitetos Responsáveis: Pedro Azevedo + Susana Rosmaninho
  • Cidade: Carrazeda de Ansiães
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Centro Interpretativo do Vale do Tua / Rosmaninho+Azevedo Arquitectos - Imagem 2 de 34
© Luis Ferreira Alves

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Interpretativo do Vale do Tua (CIVT) instala-se em dois antigos armazéns ferroviários que estavam desocupados na estação do Tua, em lados opostos da linha do Douro, e o programa que foi proposto para cada um deles explorou a complementaridade e o carácter próprio de cada construção.

Centro Interpretativo do Vale do Tua / Rosmaninho+Azevedo Arquitectos - Viga, Pilar
© Luis Ferreira Alves

Intervir na paisagem impressionante do Douro é um desafio enorme e um grande privilégio. Com esta responsabilidade, desenvolvemos o projecto com a ideia de memória e de transformação sempre presentes, procurando que a leitura dos valores do lugar apontassem pistas para a mudança.

Centro Interpretativo do Vale do Tua / Rosmaninho+Azevedo Arquitectos - Arco
© Luis Ferreira Alves

O contexto ferroviário foi também em si mesmo um factor de organização das construções existentes, introduzindo uma leitura longitudinal de todo o conjunto (além de todos os constrangimentos de segurança).

Centro Interpretativo do Vale do Tua / Rosmaninho+Azevedo Arquitectos - Imagem 9 de 34
© Luis Ferreira Alves

A intervenção no edifício em madeira (sul), com uma construção mais marcante, implicou a criação de novas plataformas exteriores de acesso e um desenho mais assumido ao nível do tratamento do espaço público e da ligação com a rua. Este edifício, recuperado tábua à tábua, está agora transformado no grande espaço de acolhimento e recepção com um programa complementar de instalações sanitárias e arrumos instalados num volume/contentor que não toca no existente, permitindo a leitura do espaço original e a valorização da sua estrutura.

Centro Interpretativo do Vale do Tua / Rosmaninho+Azevedo Arquitectos - Imagem 13 de 34
© Luis Ferreira Alves
Planta - Superior
Centro Interpretativo do Vale do Tua / Rosmaninho+Azevedo Arquitectos - Imagem 20 de 34
© Luis Ferreira Alves

No edifício a norte exploramos uma relação mais directa com o edifício da estação que se reflecte desde logo no passadiço metálico de acesso – que atravessa um pequeno jardim já existente, e uma abordagem mais contemporânea no tratamento da pré-existência (entretanto reconstruída após um incendio em 2009).

Centro Interpretativo do Vale do Tua / Rosmaninho+Azevedo Arquitectos - Madeira, Iluminação, Viga, Pilar
© Luis Ferreira Alves

No interior desenvolvemos os espaços tendo em vista a instalação de uma exposição de longa duração no piso térreo. No piso superior organizaram-se os espaços para o serviço educativo e os restantes espaços de trabalho num mezzanine.

Detalhe (Sul)

Em síntese, procurou-se uniformizar os dois tempos da construção com a pele contínua em zinco canelado, de um lado, e o ripado em madeira, do outro, reinterpretando sistemas construtivos e texturas.

Centro Interpretativo do Vale do Tua / Rosmaninho+Azevedo Arquitectos - Janela
© Luis Ferreira Alves

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Foz Tua, 5140 Carrazeda de Ansiães, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Interpretativo do Vale do Tua / Rosmaninho+Azevedo Arquitectos" 09 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908555/centro-interpretativo-do-vale-do-tua-rosmaninho-plus-azevedo-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.