Apartamento FR / José Tiago Rosa + Nuno Miguel Tavares. Arquitectos

Apartamento FR / José Tiago Rosa + Nuno Miguel Tavares. Arquitectos - Imagem 2 de 43Apartamento FR / José Tiago Rosa + Nuno Miguel Tavares. Arquitectos - Imagem 3 de 43Apartamento FR / José Tiago Rosa + Nuno Miguel Tavares. Arquitectos - Imagem 4 de 43Apartamento FR / José Tiago Rosa + Nuno Miguel Tavares. Arquitectos - Imagem 5 de 43Apartamento FR / José Tiago Rosa + Nuno Miguel Tavares. Arquitectos - Mais Imagens+ 38

Coimbra, Portugal

Descrição enviada pela equipe de projeto.

Habitar uma casa passa por entender os espaços e apropriarmo-nos destes em função do seu carácter. Com esta linha de pensamento como premissa base, o desafio traduz-se na clarificação espacial da habitação, de forma a melhor estruturar a demarcação entre as zonas ‘social’ e ‘privada’.

Apartamento FR / José Tiago Rosa + Nuno Miguel Tavares. Arquitectos - Imagem 6 de 43
© do mal o menos
Apartamento FR / José Tiago Rosa + Nuno Miguel Tavares. Arquitectos - Imagem 22 de 43
© do mal o menos

A existência de um eixo longitudinal muito forte que separa os espaços de cozinha e instalações sanitárias do restante programa, levou a que a proposta se organizasse a partir da força desse elemento.
Portanto, é com base nesse eixo, e uma vez que o apartamento se encontrava bastante fragmentado, que se reorganizou o seu programa.

Apartamento FR / José Tiago Rosa + Nuno Miguel Tavares. Arquitectos - Imagem 7 de 43
© do mal o menos

Num extremo tínhamos uma suíte junto ao espaço de cozinha. No outro extremo, tínhamos os restantes quartos.
Com a proposta apresentada procurou-se reunir os quatro quartos numa das extremidades desse corredor, bem como criar no antigo espaço de suíte, um espaço de refeição em estreita comunicação com a cozinha e sala de estar.

Apartamento FR / José Tiago Rosa + Nuno Miguel Tavares. Arquitectos - Imagem 8 de 43
© do mal o menos

Desta forma, obtivemos um programa claro, que se encontra disposto em dois polos comunicantes através de um eixo-corredor, ao longo do qual se desenha um corpo contínuo de armários para arrumação.

Apartamento FR / José Tiago Rosa + Nuno Miguel Tavares. Arquitectos - Imagem 9 de 43
© do mal o menos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento FR / José Tiago Rosa + Nuno Miguel Tavares. Arquitectos" 30 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908540/apartamento-fr-jose-tiago-rosa-plus-nuno-miguel-tavares-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.