Apartamento Carmona Paz / SUCRA Arquitetura + Design

Apartamento Carmona Paz / SUCRA Arquitetura + Design - Mesa, Sofá, CadeiraApartamento Carmona Paz / SUCRA Arquitetura + Design - Janela, Madeira, Mesa, Cadeira, Cama, DormitórioApartamento Carmona Paz / SUCRA Arquitetura + Design - Bancada, Pia, CozinhaApartamento Carmona Paz / SUCRA Arquitetura + Design - Mesa, Cadeira, JanelaApartamento Carmona Paz / SUCRA Arquitetura + Design - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: SUCRA Arquitetura + Design; SUCRA Arquitetura + Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  170
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Cristiano Bauce
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Blum, Carrier, Elettromec, Interpam, Rinnai, Salice, ZEN
  • Colaboradores: Faro Design, Luzes do Mundo, Florense, Ladrilhart, Expresso do Oriente, Arteplantas, Forster Pisos de madeira, Neoclima, Hidrogás, Basalto Santo Antônio
  • Construtor: Paulo Duarte
  • Marcenaria: Saan
  • Agradecimentos: André Bergamin, Rafael Chaves, Ian Mc Laren, Francisco Dittrich, Tuti Giorgi
  • Arquiteto Responsável: Marcos Pereira
  • Arquitetas Colaboradoras: Letícia Pinheiro , Monique Genari
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto.
A premissa para o projeto do apartamento era modernizar o espaço através do novo layout, do conceito, no uso dos materiais e na iluminação. O desejo do proprietário, amante do surf, era uma atmosfera vibrante e colorida, que deixasse seus amigos a vontade nos momentos de confraternização.

Apartamento Carmona Paz / SUCRA Arquitetura + Design - Sofá, Mesa, Cadeira
© Cristiano Bauce
Apartamento Carmona Paz / SUCRA Arquitetura + Design - Mesa, Cadeira, Janela
© Cristiano Bauce

Como prioridade desse novo ambiente, a integração da cozinha ao estar. Para deixa-lo mais amplo e fluido algumas estratégias foram tomadas. A incorporação do espaço do quarto de serviço à zona social, além de aumentar a área, criou um estar cujo formato permitiu visuais da cidade a partir da bancada da cozinha. Também gerou espaço suficiente para a inclusão de uma mesa de sinuca, um pedido inicial que contribuiu para o espírito lúdico e divertido almejado.

Apartamento Carmona Paz / SUCRA Arquitetura + Design - Mesa, Cadeira, Janela
© Cristiano Bauce

O apartamento dos anos 1970 nunca havia sido reformado, possuía aberturas de madeira de alta qualidade, assoalho de ipê na zona social e piso de tacos em madeira marfim nos quartos, que foram preservados, renovados e completados onde necessário. Um deck em réguas de Cumaru nivelou o piso da sacada ao do estar.  

Final B
Apartamento Carmona Paz / SUCRA Arquitetura + Design - Mesa, Cadeira, Janela
© Cristiano Bauce

Na cozinha, mobiliário, piso e bancadas em tons de cinza ganham o contraste do revestimento das paredes, um mosaico de composição aleatória feito com ladrilhos hidráulicos em tons de azul e cinza. A retirada da porta que levava ao serviço faz com que o espaço receba luz e ventilação natural, além de amplia-lo. O forro nessa área é rebaixado para esconder os dutos das 2 coifas instaladas na cozinha, uma para cooktop, outra para a churrasqueira a gás. Uma luminária de 3 metros de comprimento fornece a luz artificial geral para a cozinha, que é complementada por outras luminárias, embutidas no mobiliário e nas coifas.

Apartamento Carmona Paz / SUCRA Arquitetura + Design - Mesa, Bancada, Cadeira
© Cristiano Bauce
Apartamento Carmona Paz / SUCRA Arquitetura + Design - Bancada, Cozinha, Pia, Janela
© Cristiano Bauce

Na suíte, resultado da integração de um segundo dormitório, gerou-se espaço suficiente para o acréscimo de uma ‘zona de leitura’ e um closet.

Apartamento Carmona Paz / SUCRA Arquitetura + Design - Madeira, Cama, Dormitório
© Cristiano Bauce

O corredor que leva aos quartos ganha destaque através um forro ripado, em madeira louro freijó, que, ao mesmo tempo que marca a transição das zonas, esconde os dutos do sistema de ar condicionado. Na parede, recebe um painel na mesma madeira, que minimiza a presença das portas de acesso a um armário e ao lavabo – revestido em pedra natural – e se estende até a porta de entrada principal do apartamento. Esses revestimentos, ao mesmo tempo em que determina uma atmosfera diversa à circulação, acaba por reforçar a percepção de fluidez dos espaços. A iluminação instalada no forro usa spots com sistema magnético que permite direcionar facilmente a luz para qualquer ponto desejado, possibilitando reconfigurações.

Apartamento Carmona Paz / SUCRA Arquitetura + Design - Porta, Janela
© Cristiano Bauce
Apartamento Carmona Paz / SUCRA Arquitetura + Design - Pia, Banheiro
© Cristiano Bauce

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre, Río Grande do Sul, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Carmona Paz / SUCRA Arquitetura + Design" 03 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908503/apartamento-carmona-paz-sucra-arquitetura-plus-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.