Residência RD / Belluzzo Martinhão Arquitetos

Residência RD / Belluzzo Martinhão Arquitetos - Porta, Janela, CorrimãoResidência RD / Belluzzo Martinhão Arquitetos - Mesa, Madeira, Viga, TijoloResidência RD / Belluzzo Martinhão Arquitetos - Prateleira, JanelaResidência RD / Belluzzo Martinhão Arquitetos - Cerca, CorrimãoResidência RD / Belluzzo Martinhão Arquitetos - Mais Imagens+ 21

Granja Viana, Brasil
  • Arquitetos: Belluzzo Martinhao Arquitetos; Belluzzo Martinhao Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mariana Orsi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artgrill, Decora Revestimentos, Ladrilar, L´oeil, Phenicia Concept, Portobello
Residência RD / Belluzzo Martinhão Arquitetos - Cerca, Corrimão
© Mariana Orsi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os pontos que foram mais determinantes para o desenvolvimento do projeto foram: o declive acentuado do terreno, a linda vista para o horizonte ao fundo do lote e o budget limitado dos clientes. Normalmente os terrenos com declive acentuados, geram custos mais altos nas obras devido à necessidade de muros de arrimo, mas como tínhamos um limite de orçamento, procuramos aproveitar ao máximo o perfil natural do terreno, com o intuito de evitar grandes reforços estruturais que geram altos custos. Sendo assim, a casa tem um conceito invertido, o acesso principal se dá pelo pavimento superior da casa, no qual se distribuem de forma totalmente integrada os ambientes sociais e área de serviço, esse pavimento fica coberto por uma leve cobertura metálica preta.

Residência RD / Belluzzo Martinhão Arquitetos - Janela, Fachada
© Mariana Orsi

Saindo pelas portas de correr de vidro da sala, os moradores podem acessar o deck, que funciona como um mirante para a bela vista do horizonte, de onde se pode admirar o por do sol. Descendo para o pavimento intermediário da residência, logo no final da escada fica a biblioteca, nesse pavimento, criamos um platô no centro do terreno para fazer um jardim de inverno que pode ser admirado também do pavimento da sala e serve de entrada de iluminação e ventilação para os ambientes que o circundam. Logo após passar pela biblioteca, pode se ter acesso ao corredor íntimo, onde se encontram os três dormitórios da residência, todos com vista para o poente. Ainda descendo mais um nível, existe um pavimento inferior, coberto pela projeção dos dormitórios, onde os moradores fizeram uma sala de música envidraçada e mais um trecho de jardim.

Residência RD / Belluzzo Martinhão Arquitetos - Porta, Janela, Viga
© Mariana Orsi

Os materiais brutos da construção ficam todos aparentes. A casa foi feita com uma estrutura mista, de blocos estruturais, algumas vigas e pilares em pontos estratégicos e estrutura metálica na cobertura. Todos esses materiais ficam aparentes dentro e fora da residência. No pavimento térreo utilizamos um piso de porcelanato com tom de cimento queimado, deck de madeira cumaru, pastilha cerâmica no spa, ladrilhos hidráulicos hexagonais nas áreas de cozinha e gourmet, forro de madeira cedrinho. No pavimento intermediário, dos quartos, utilizamos taco de cumaru nos quartos. Em toda a casa esquadrias de alumínio pretas e bastante vidro para dar leveza e contrastar com os elementos de concreto. Apesar do estilo mais industrial, os toques de madeira e a decoração deram o aconchego necessário aos ambientes.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência RD / Belluzzo Martinhão Arquitetos" 28 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908449/residencia-rd-belluzzo-martinhao-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.